Realizado pelo Facebook, o Relatório Global Sobre a Situação das Pequenas Empresas apontou os primeiros sinais de recuperação econômica das PMEs. A pesquisa, realizada entre julho e agosto deste ano, mostrou que 28% das pequenas e médias empresas reportaram vendas superiores ao longo do mês anterior, comparadas ao mesmo período de 2020, na média global.

No Brasil, 34% das PMEs viram suas vendas crescerem no período. Desde maio do ano passado, o Facebook vem conduzindo pesquisas sobre como o segmento está enfrentando os impactos da pandemia da Covid-19, junto a mais de 35 mil proprietários de pequenos negócios em 30 países e territórios.

Outro sinal de recuperação captado pela pesquisa, ainda de acordo com o levantamento, foi a queda no número de empresas que se encontravam fechadas no período das entrevistas.

Estudo foi feito entre julho e agosto deste ano (Dylan Gillis/ Unsplash)

Uma média de 18% dos proprietários de PMEs no mundo responderam que não estavam operando, contra 24% da última sondagem, realizada em fevereiro, quando a campanha de vacinação contra a Covid começou no Brasil. No país, a taxa de inatividade ficou em 23%. 

Entretanto, apesar da luz no fim do túnel, com mais pequenas empresas em operação e reportando vendas maiores, isso ainda não se reflete na retomada dos empregos. Na média global e no Brasil, 36% responderam ter reduzido o número de funcionários por conta da pandemia, contra 30% em fevereiro – no Brasil, em fevereiro este número era de 26%.

Esta tendência deve se reverter, com o aumento da confiança dos empreendedores. Globalmente, 24% das PMEs disseram que planejam recontratar trabalhadores previamente licenciados ou demitidos nos próximos seis meses.