Estudo realizado pela Sempre Livre, com os institutos Kyra e Mosaiclab, mostrou que 28% das mulheres de baixa renda são afetadas diretamente pela pobreza menstrual, e 30% conhecem alguém que é afetado.

Além disso, a pandemia foi um agravante da situação: 29% tiveram dificuldades financeiras nos últimos 12 meses para comprar produtos para menstruação e 21% têm dificuldade todos os meses.

Lançada nesta semana semana, a pesquisa teve como objetivo levantar informações sobre o grau de conhecimento de um problema que afeta milhões de brasileiras, identificar seus hábitos e dar visibilidade ao tema.

814 mulheres que menstruam regularmente, entre 14 e 45 anos, representantes das classes CD, participaram da pesquisa (Unsplash)

As marcas Sempre Livre e Carefree encabeçaram neste ano a campanha Deixa Fluir, para naturalizar os fluidos e garantir que todas as pessoas que menstruam possam fluir com dignidade e liberdade.

Além disso, a marca também desenvolveu a plataforma #TamoJuntas para disponibilizar informações sobre dignidade menstrual, dados da nova pesquisa e o lançamento do Mapa da Liberdade, página que irá concentrar projetos sociais e ONGs em todo o Brasil que trabalham em prol do combate à pobreza menstrual.

O objetivo do mapa é facilitar a conexão de pessoas que querem apoiar a causa e instituições que já fazem a diferença para as pessoas que mais precisam.

O estudo foi feito com 814 mulheres que menstruam regularmente, entre 14 e 45 anos, representantes das classes CD, via painel online com complemento telefônico para classes mais baixas, entre os dias 23 de abril e 10 de maio de 2021.