Multinacional de origem holandesa especializada em ROI, a Pointlogic — comandada no Brasil pelo americano David Eastman e pelo publicitário Ângelo Franzão — lança no país o Compose Light, ferramenta que é uma variação de seu principal produto no mundo: o Compose.
Segundo Eastman, o Compose é a ferramenta que otimiza o investimento em mídia durante a jornada do consumidor — desde que ele conhece o produto até o pós-compra. “E como se conectar com ele em cada ponto dessa jornada, utilizando a verba correta na mídia correta. Algo importante em um país que tem uma TV aberta muito forte e de qualidade, pois nem sempre é esse meio o ideal para uma determinada campanha. Mesmo se for, o Compose pode dizer o quanto investir na televisão”, diz.
A ferramenta busca proporcionar ao profissional de mídia a visão mais holística de todo o processo de comunicação e marketing, além de ser totalmente flexível, podendo ter seu conteúdo e funcionalidades customizados de acordo com as necessidades do assinante, seja ele agência ou anunciante.
Há dois anos disponibilizado no país, o Compose já foi aderido por agências como Africa, DM9DDB, JWT, Neogama/BBH, Y&R, AlmapBBDO e Lew’LaraTBWA, entre outras; e por clientes como Petrobras, Itaú, Nestlé e Kraft. Segundo Eastman, dos 20 maiores grupos mundiais de comunicação, 18 são assinantes do Compose.
O Compose privilegia o conceito de ROI considerando a qualidade e o poder de contribuição de 36 canais, entre mídia de massa, online, interativa, varejo, out of home e mídia impressa, retratando o comportamento do consumidor em 47 categorias de produtos, em cerca de mil cidades de 14 regiões metropolitanas do país.
Agora, com o Compose Light, a Pointlogic quer atrair também pequenas e médias agências e anunciantes, com assinaturas anuais a R$ 4,8 mil. “O Compose Light tem todas as funcionalidades do Compose, com exceção do otimizador de verba publicitária, que tem a função de definir qual o investimento nos canais de mídia mais influentes”, explica Eastman, ressaltando a qualidade dos serviços da empresa. “O que oferecemos ao mercado fez com que fossemos credenciados ao Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão)”, completa.
Em operação desde 1992, a Pointlogic está presente hoje em mais de 85 países, com sede em Rotterdam e escritórios em Londres, Nova York, São Paulo, Frankfurt e Singapura. A maior operação é a matriz holandesa, mas o maior mercado para a Pointologic é o norte-americano. Eastman acredita que o Brasil se posicione entre os cinco maiores mercados mundiais para a companhia em no máximo dois anos. “O potencial de crescimento brasileiro é fantástico e eventos como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos abrirão portas não só para os anunciantes locais, como também para vender dados do país para as empresas de fora, que quiserem investir por aqui nesses períodos”.