A novidade foi divulgada na última sexta-feira (07) em painel eletrônico na Times Square, em Nova York: a Pointlogic chega à América Latina por meio de escritório em São Paulo, sob o comando do vice-presidente executivo Ângelo Franzão. A movimentação é estratégica, uma vez que trará uma solução ao mercado brasileiro ainda não disponível para os profissionais de mídia e anunciantes do País.
A proposta é oferecer ferramenta em modeling, analytics e ROI, por meio de modelagem econométrica nas atividade de mídia, comunicação e marketing. Traduzindo, trata-se de um software capaz de analisar, por meio de diferentes cruzamentos, a eficiência de uso de determinadas mensagens pelo anunciante, bem como o resultado obtido nos diferentes veículos. Também é possível fazer uma previsão de quanto que a comunicação impactará no share da empresa.
Como parceira no Brasil, a Pointlogic tem a Ipsos, que será responsável pelas pesquisas de campo. O questionário adotado, por outro lado, será produzido pelo escritório sede da Pointlogic (Holanda). Os dados serão coletados em nove mercados (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Brasília). A pesquisa abrange ainda 30 canais de comunicação, 40 categorias de produtos e 8 mensagens alvo. O resultado estará presente no banco de dados do software, chamado Compose, cuja versão brasileira será lançada em junho deste ano.
Além do Compose – que já é utilizado em outros países por 18 das 20 maiores empresas de mídia do mundo e por anunciantes como Nestlé, Unilever, e a maioria da montadoras -, a Pointlogic também produz uma solução customizada para o cliente, chamada de “Mensagem, Mídia e Mercado”, que demora de dois a três meses para ser produzida.
No caso do Compose, Franzão detalha que a licença de uso é de um ano, incluindo a utilização do banco de dados, e o valor é de US$ 25 mil. “É uma entrega inédita no País. Estamos oferecendo uma importante argumentação para os profissionais de mídia. O programa pode simular quais são os canais mais relevantes para transmitir a mensagem e qual é a percepção da marca e de seus concorrentes”, explica Franzão, que foi por mais de 30 anos vp de mídia da McCann Erickson, foi vice chairman do McCann World Group, além de ter acabado de deixar a presidência do Grupo de Mídia São Paulo.
O executivo não abre todos os clientes para os quais já está trabalhando, se limitando a dizer que já prestou serviços para a agência Tom Comunicação, de Minas Gerais, e para a Abap mineira.
A Pointlogic já existe há 10 anos, e possui escritórios em Amsterdam, Rotterdam, Londres, Nova York, Frankfurt e Sydney.
por Daniela Dahrouge
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