1. A morte de Henry Maksoud, fundador da Hidroservice e do Hotel Maksoud, remeteu o propmark ao início da Semana da Criação, que a partir de 1988 teve 25 versões anuais seguidas, com cerca de metade delas se realizando no hotel.
Grande incentivador do evento, Henry Maksoud fez questão de se dirigir aos estudantes na primeira sessão da tarde da versão inaugural do mesmo (1988).
Suas palavras foram de defesa da democracia e da livre iniciativa, sem o que não via saída para o Brasil e o mundo.
Também empreendedor do segmento editorial, após adquirir o Grupo Visão de Said Farhat, Maksoud então opinava que o fim da ditadura militar no Brasil, embora de forma pacífica na sua transição final, deslocaria a vida política brasileira para alguns graus à esquerda, de onde passados alguns anos se dirigiria ao centro.
O que anteviu há mais de duas décadas, pode estar próximo de ocorrer, ou com a reeleição de Dilma Rousseff ou com outro candidato sagrando-se vencedor.
O país não tem vocação socialista – nos moldes desenhados para o sistema nos meados do século passado – e também já firmou consciência de que o capitalismo, então dito selvagem no mesmo período histórico, está superado por força da evolução do conhecimento junto às massas populares.
Se a verdade está no meio, como apregoavam os latinos, aí reside o ponto ideal para o nosso destino.
O Brasil não pode mais ficar à mercê dos falsos idealistas, tanto de um lado como do outro, que sofismam para disfarçar suas verdadeiras ambições.
2. A Corpora, empresa recentemente formada pela sociedade de três empreendedores da comunicação do marketing (Dalton Pastore, Luiz Lara e José Victor Oliva), promoveu na última semana um encontro de líderes empresariais, a fim de assistirem a uma apresentação de Marcia Cavallari, CEO do Ibope Inteligência, sobre as tendências para as eleições deste ano.
Cavallari iniciou com uma leitura da atual conjuntura brasileira, sempre exibindo resultados de variadas pesquisas desenvolvidas pelo Ibope.
Para aproximá-los do ponto desejado pela seleta plateia de convidados, a apresentadora fez comparações em dois quadros na tela: Desempenho Econômico e Crescimento não é Desenvolvimento.
A partir daí, apontou os números significativos de cada quadro, para cima ou para baixo, dos últimos períodos de governos no Brasil.
O cruzamento dos dados, incansavelmente explicados por Marcia Cavallari, com o acréscimo de muitas observações dos presentes, levou todos à conclusão de que a possibilidade de haver 2º turno nas eleições presidenciais deste ano é superior a 80%, passando dos 90% para alguns, com a ressalva de que toda a análise foi feita com Dilma Rousseff concorrendo.
A substituição da sua candidatura pela de Lula da Silva, que vem sendo cogitado por alguns setores do principal partido governista, não pôde ser aventada, pois os dados para essa avaliação serão captados somente a partir de agora no mercado pelo Ibope Inteligência.
3. O Sebrae/SP está levantando dados sobre o mercado publicitário paulista, com maior atenção para as pequenas e médias agências e veículos, com o objetivo de propor-lhes parcerias de conhecimento de gestão.
É uma iniciativa que merece o apoio e participação inclusive das entidades representativas do mercado, levando-se em conta não só a importância do acréscimo de dados de gestão para cada empresário do setor, como também – e mais ainda – das dificuldades atuais atravessadas pelo negócio da comunicação do marketing em nosso país.
O propmark voltará ao assunto com mais detalhes em nossas próximas edições.
4. A edição de março/14 da Cenp em Revista aborda em profundidade o conceito de compliance e a sua aplicação na publicidade, remetendo inclusive o leitor para o recém-lançado livro da entidade sobre o assunto, que se não se esgota, fica nele mais completo.
No editorial dessa edição da Cenp em Revista, Caio Barsotti defende que o mercado publicitário não pode desconhecer o compliance.
“Estar compliance deve ser a meta para todas as relações autorreguladas entre agências, anunciantes e veículos, para realçar virtudes e qualidades”, diz o autor, completando que “transparência e sustentabilidade, palavras que correm o risco do desgaste pelo uso abusivo e indevido, estão integralmente dentro dos propósitos de compliance que, exercido, pode restabelecer o valor daquelas duas expressões indispensáveis ao presente e futuro das pessoas, empresas e instituições.”
5. Merecem aplausos a Câmara Municipal e a Prefeitura de São Paulo, pela aprovação do novo Plano Diretor da cidade, onde se destaca a proibição de novos edifícios em determinadas regiões da metrópole, acima de oito andares.
Se o transtorno causado pelo aumento dos corredores de ônibus foi aqui criticado – e prosseguimos acreditando merecer o tema um maior estudo técnico sobre a sua viabilidade em determinados trechos da cidade –, a questão do gabarito de oito andares merece elogios e a compreensão dos munícipes.
É uma forma inteligente de diminuir os engarrafamentos no trânsito de veículos e pessoas, com a vantagem adicional de reduzir o aquecimento urbano e contribuir para que o horizonte esteja mais à vista da população.
6. A Giacometti, através dos seus diretores Marcelo Magalhães e Luciana Giffoni, reuniu-se com o propmark para anunciar uma nova fase nos seus investimentos, visando o aumento da carteira de clientes da iniciativa privada.
Hoje, a agência tem 60% de contas públicas e 40% de contas de pessoas jurídicas particulares.
7. O Marco Civil da Internet, ora transformado em lei no Brasil, merece elogios pelas garantias à privacidade dos dados dos usuários – o que chegou a ser temido por uma parcela destes quando se iniciou o debate sobre o assunto – e à neutralidade da rede, obrigando qualidade idêntica de tráfego de dados para pacotes de diferentes preços e condições.
O senão – como aqui neste espaço do propmark já foi dito – fica por conta da tentativa do Poder Executivo de obrigar as grandes empresas de internet, como Google e Facebook, de instalarem seus data centers no Brasil. A ideia, que não passou no Congresso Nacional, permitiria controle do Estado sobre o conteúdo que circula na web, o que seria lamentável.
Este editorial foi publicado na edição impressa de Nº 2495 do jornal propmark, com data de capa desta segunda-feira, 28 de abril de 2014