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A Lego Foundation e o Grupo Lego anunciaram na última quarta-feira, 24, o suporte ao projeto Lego Braille Bricks, que irá ajudar crianças cegas e com baixa visão a aprender Braille de maneira lúdica e divertida. O projeto já foi notícia no PROPMARK em 2018 (relembre aqui).

O conceito por trás do projeto foi primeiramente proposto para a Lego Foundation pela Associação Dinamarquesa em 2011. Cinco anos depois, a Fundação Dorina Nowill para Cegos, especializada no atendimento às pessoas com deficiência visual, por meio da Lew’Lara/TBWA, criou o primeiro protótipo nacional. No mesmo ano, a agência colocou no ar a campanha “Braille Bricks for All”, que conquistou premiações importantes, incluindo Leão de Ouro no Festival de Cannes.

Relembre o case:

A repercussão internacional possibilitou acordo para a produção do produto, que contou com colaboração entre as associações da Dinamarca, Brasil, Reino Unido e Noruega. O produto também será avaliado em alemão, espanhol e francês ainda em 2019. A versão final do kit deve ser lançada em 2020 e distribuída para instituições selecionadas por meio de parceiros nos mercados onde os testes estão sendo realizados. Serão aproximadamente 250 peças cobrindo o alfabeto completo, números de 0 a 9, símbolos matemáticos e inspiração para o ensino e jogos interativos.

O Lego Braille Bricks será moldado com a mesma quantidade de pontos em relevo usados nas letras e números do alfabeto Braille, permanecendo totalmente compatível com o sistema da marca. Para garantir que a ferramenta seja inclusiva para que os professores, alunos e membros da família sem a deficiência interajam igualmente, cada peça também terá uma letra ou um caractere impresso.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem 140 mil crianças com deficiência visual no Brasil, das quais apenas 75 mil estão matriculadas em escolas públicas.