Crianças usam joias criadas pelo designer Ara Vartanian

 

A Africa criou a campanha “Unbreakable Hope”, em prol do Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) e com parceria do designer de joias Ara Vartanian. A ação tem como objetivo servir como inspiração e incentivo para todas as famílias das crianças da instituição que estão na luta contra o câncer e por uma qualidade de vida melhor.

A iniciativa prevê a transformação do cabelo dos pacientes do Graacc em diamantes. Trata-se de um processo de alta tecnologia, que cria em laboratório as joias comercializadas pela empresa Brilho Infinito, pertencente ao Grupo Altstut, também parceira nesta ação. Para essa produção, as mechas de cabelo são aquecidas até serem carbonizadas. O material é macerado e prensado até virar uma pastilha que, então, é submetida a altíssimas pressões para se transformar em diamante. Para finalizar, vem a etapa da lapidação, que transforma a pedra bruta em preciosa, eternizando, assim, os cabelos perdidos na luta contra a doença, e transformando-os em símbolo de força e superação.

Ara Vartanian desenvolveu três anéis que carregam o diamante. O designer criou uma espécie de engrenagem que dá movimento à pedra, possibilitando que o diamante fique voltado para cima ou invertido, partindo do conceito que a vida dá voltas. Os anéis, produzidos em ouro branco ou amarelo, trazem a joia como pedra principal, acompanhada de outros menores nas opções negro, chocolate ou transparente. As joias foram doadas ao Graacc e terão 100% de sua venda revertida para a instituição. O fotógrafo Mauricio Nahas foi responsável por registrar as crianças usando as peças.

Segundo Sergio Petrilli, um dos fundadores da instituição e superintendente médico do Hospital, o cabelo perdido durante o tratamento é uma das consequências que mais expõem o paciente. “Mexe direto com sua autoestima e chama a atenção das pessoas”, diz. “Ao transformar esse cabelo em diamante, tornamos em algo positivo. Uma simbologia poderosa que faz a fragilidade virar força e valor”, comenta.