Empresa acredita que uso do buscador será maior entre os dispositivos móveis em poucos mesesO Google conduziu uma revisão no seu sistema de anúncios — o AdWords — para reposicionar o serviço nas plataformas móveis. As alterações tornarão mais fácil o acesso dos anunciantes aos usuários do sistema de busca em tablets e smartphones, de acordo com a empresa.

O AdWords rendeu US$ 43 bilhões aos cofres do Google em 2012, mas a plataforma ainda não foi adaptada com eficiência para os celulares e tablets. A empresa acredita que, entre 2013 e 2014, o número de buscas feitas por dispositivos móveis vai ultrapassar o total com origem em computadores de mesa e laptops.

As mudanças foram anunciadas na quarta-feira (6) por Sridhar Ramaswamy, vice-presidente de engenharia do Google, em um post no blog oficial da empresa. “As pessoas estão constantemente conectadas e mudando de dispositivos para se comunicar, se entreter e comprar”, justificou.

O AdWords funciona como um leilão no qual os anunciantes disputam espaços publicitários que aparecem ao lado de determinados resultados de busca. O novo sistema, chamado de “Enhanced Campaign” (“Campanha Melhorada”, em tradução livre), requer que os anunciantes também paguem pelo espaço nas plataformas móveis.

Segundo o Google, essas mudanças darão aos anunciantes mais controle sobre quanto eles gastam com a publicidade para os usuários desse tipo de dispositivo em locais e momentos diferentes, em vez de incluir tudo em um plano publicitário só. Antes, as empresas tinham de criar vários anúncios e campanhas como parte de um processo que o Google admitiu ser “complicado e trabalhoso”.

“Com o novo sistema, em vez de comparar várias campanhas e anúncios separados, uma pizzaria, por exemplo, pode administrar tudo a partir de um só lugar”, disse Ramaswamy. “Agora será possível direcionar os anúncios certos para as pessoas com base na localização, no tipo de aparelho e na hora do dia sem precisar criar peças separadas”, concluiu.