Nos últimos anos a maneira como empresas se comunicam vêm sofrendo alterações. Com o aumento do uso de smartphones, o push notification se transformou em uma comunicação mais em conta, é uma ferramenta que permite aplicativos enviarem mensagens e alertas para dispositivos móveis e faz parte de uma das diversas estratégias de marketing digital.
Pensando nessa tecnologia, perguntei a alguns colegas de forma simples e rápida o que eles achavam de receber esse tipo de alerta em um aplicativo de seu interesse e as respostas que recebi foram bem variadas:
“Sempre desabilito. ”
“Se for uma vez ou outra ok…, mas geralmente me incomoda. ”
“Se eu deixei ligado, é porque quero saber o que tá rolando. ”
Refleti que não deveria ser ruim a experiência do usuário com push notification, já que o foco é passar informações importantes como promoções e atualizações para quem está realmente interessado no app. Hoje, as notificações são estratégias de engajamento adotadas por diversas empresas por apresentarem um CTR (Click Through Rate) e uma retenção cada vez melhor e maior, principalmente se comparadas aos outros canais como o e-mail marketing.
Pensando nisso, antes de começar a enviar uma notificação é importante prestar atenção em alguns pontos:
1. A relevância de impactar o usuário
Não tem nada mais inconveniente do que receber uma mensagem que você não está interessado. Por exemplo, quando um aplicativo de entregas de comidas impacta o usuário com um prato de filet mignon e o cliente é vegetariano. Fica muito claro que a empresa possui apenas os dados básicos de cadastro do consumidor, mas não o conhece.
Além de captar os dados, é muito importante fazer uma segmentação e um estudo de seus interesses, hábitos e preferências para que ele receba apenas informações úteis.
Sempre que possível faça testes A/B para ter certeza de que a mensagem está sendo enviada para o público correto.
2. Melhor momento de enviar um push notification
Já imaginou receber uma notificação às 3h da manhã com um conteúdo nada relevante, principalmente para o horário que ele foi enviado? Por esse motivo, é muito importante ficar atento ao momento certo de impactar o usuário, um push notification enviado no momento errado e com informações irrelevantes, pode gerar desconforto e acarretar o cancelamento do recebimento de notificações.
Um estudo da Flurry mostra os principais horários das atividades realizadas por pessoas em seu tempo livre.
O acesso à internet é feito entre 19h e 20h da noite, o uso do celular tem o seu pico às 21h e a televisão acompanha esse movimento entre 19h e 23h, ou seja, o período de descanso depois do trabalho.
O gráfico revela que no momento em que o usuário está assistindo televisão, ele também está com seu aparelho celular, provavelmente olhando o Facebook ou assistindo as histórias no Instagram. Será que não seria este o momento oportuno de impactá-lo com um conteúdo relevante?
3. Frequência faz toda a diferença na comunicação
Atualmente existem apps que enviam notificações diárias com mensagens padrões ou mais de uma notificação no mesmo dia, mas será que isso é realmente necessário? Essa ação pode causar um aumento de churn num curto espaço de tempo.
O disparo de uma notificação é uma estratégia muito rica e muito assertiva se usada corretamente, impacte o seu usuário de maneira simples e objetiva, utilize somente as informações necessárias para que a base não fique “estressada”. As pessoas que ativam as notificações por push nos apps têm uma tolerância bem pequena ao recebimento de mensagens fora de contexto, o disparo de notificações desnecessárias pode gerar um optout (descadastro) e dificilmente terá uma reativação.
4. Não se esqueça de revisar o texto e a interpretação
Pode parecer algo que não precisa ser dito, mas é preciso reforçar, pois acontece com muita frequência.
Quando você envia uma notificação errada, seja com erro gramatical ou com uma mensagem que possa gerar outras interpretações para os usuários, os retornos são bem mais rápidos do que em um e-mail, por exemplo. Os dispositivos móveis ficam sempre em mãos e a leitura de um push é quase que instantânea ao momento do envio.
5. Texto A/B é muito necessário
Não há como negar que você só conhece o seu público e que tipo de segmentação é ideal, fazendo teste A/B.
Mesmo sendo pouco conteúdo, são diversas as possibilidades de testes para verificar se o seu consumidor engaja melhor com o envio de um emoji no texto, ou se uma mensagem com imagens performa melhor (sim, é possível enviar imagem!).
Ao realizar o teste A/B é importante analisar as diversas KPI´s (Key Performance Indicator) como taxa de abertura, CTR (Click Through Rate) e principalmente a taxa de conversão para verificar se a sua mensagem atingiu o objetivo. Além disso, é essencial saber quanto tempo após o envio da notificação o usuário abre e interage com o conteúdo, pois, muitas das vezes um maior número de acessos ao seu app pode ser resultado do envio de notificações.
6. Simplicidade acima de tudo
Depois que você já revisou a sua ortografia, conheceu o perfil de quem está recebendo suas mensagens, identificou melhor o dia e horário para impactá-lo, agora é só colocar todas as dicas em prática.
E ai, você já usou pushs para impactar seu usuário?
Patricia Leandro é analista de CRM da Jüssi