Em 2014, R$ 8,2 bilhões foram investidos por empresas em marketing digital, de acordo com uma pesquisa realizada pela Interactive Advertising Bureau Brasil (IAB Brasil) no ano passado. Quando as categorias são observadas, sites de buscas e classificados receberam R$ 3,9 bilhões, enquanto portais e mídias sociais ficaram com R$ 2,8 bilhões e vídeos R$ 811 milhões. Os investimentos em mobile foram de R$ 721 milhões, número expressivo que vem crescendo a cada ano e parece seguir o também crescente número de smartphones no Brasil: 76,1 milhões de aparelhos ativos no final de 2015, segundo dados da Nielsen Ibope.

Eduardo Cortez

Acompanhar a velocidade da internet e possuir respostas cada vez mais precisas sobre o comportamento do consumidor parece garantir um bom desempenho das empresas no mercado digital, assim como suas ações nas mídias. Quando o investimento em marketing digital é feito de forma assertiva, o retorno pode trazer resultados surpreendentes para as empresas.

Para que isso ocorra, é necessário saber qual é o estágio de maturidade digital da sua empresa. Um meio de realizar essa análise é fazer uma inspeção de soluções digitais, a começar pelo site da empresa. O site é o portão de entrada da sua presença digital, pois é a partir dele que os visitantes buscam as primeiras informações e potencialmente se convertem em leads. Também é importante verificar se o visitante pode ter um caminho responsivo para se converter em lead e se a tecnologia empregada para construir o site é amigável a celulares e tablets.

É por meio da inspeção de soluções digitais que é possível diagnosticar oportunidades para que as empresas aperfeiçoem suas ações no meio digital, e venham a ocupar espaços que seus concorrentes não estão ocupando.

Após uma detalhada análise do site, o SEO é o segundo item a ser avaliado e solução indispensável para quem busca uma presença digital assertiva. É nessa fase que se determinam as oportunidades para que o site seja melhor indexado por mecanismos de busca e tenha mais chances de conseguir os cliques gratuitos dos resultados orgânicos. Dentro dessa etapa, é verificada a presença ou não de códigos e estruturas que facilitam o trabalho dos robôs dos mecanismos de busca. Os conteúdos também são avaliados dentro e fora do site, e é gerada uma lista com a posição do portal para as palavras-chave que deveriam fazer parte da estratégia digital da empresa.

A terceira etapa de uma inspeção digital avalia os anúncios patrocinados que a empresa pode vir a fazer. Muitas empresas fazem anúncios em Google Adwords, porém, as agências ou as próprias empresas não se atentam às técnicas de otimização e acabam pagando custos por clique (CPC) mais altos do que o necessário.

Vários fatores afetam os resultados de um link patrocinado, do posicionamento na página, às palavras-chave utilizadas e texto adequado. Para tornar essa modalidade de marketing mais eficiente há empresas especializadas que visam potencializar a exposição do cliente com o melhor custo-benefício.

Uma inspeção digital deve considerar também formas nas quais a empresa contata diretamente seu público-alvo. Facebook, Twitter e Youtube são plataformas excelentes para engajar clientes, por isso, uma última etapa de inspeção deve avaliar a presença e as ações realizadas pela empresa nas redes sociais. Devem ser avaliados o tipo de engajamento, frequência e qualidade dos posts, bem como a taxa de engajamento, a reputação da marca e as respostas aos comentários, entre outros itens.

Com diagnóstico de uma boa inspeção digital em mãos, a empresa tem liberdade e segurança para implementar melhorias que muitas vezes apresentam resultados já em curto prazo.

 Eduardo Cortez é presidente da Search Optics para a América Latina