O Brasil é o país que, percentualmente, teve o maior crescimento de vendas da Porsche no mundo. No acumulado de 2018, que considera resultados de janeiro a abril, foram comercializados 502 carros no país, o que corresponde a um aumento de 59% em relação ao mesmo período do ano passado, que já havia sido recorde para a companhia. Os números animam a marca, que completa 70 anos de atuação no mundo, a prosseguir com investimentos no Brasil, com impactos na comunicação.

“O ano tem sido excelente para a Porsche no Brasil, com forte alta de vendas. Estamos confiantes que encerraremos este ano muito bem. A operação brasileira está ganhando mais espaço dentro da empresa. Uma prova disso é a atenção que a Porsche Brasil tem recebido da matriz nos últimos anos, como a inauguração do primeiro centro de peças Porsche de toda a América Latina”, explica Andreas Marquardt, diretor-presidente da empresa no Brasil.

O resultado, afirma o executivo, reflete fatores como a parceria com os concessionários, e lançamentos recentes de modelos como o Panamera, no segmento sedã de luxo, e a manutenção das vendas de modelos como o esportivo 911, além dos híbridos no segmento de luxo. “Inauguramos três novas concessionárias, ampliando nossa cobertura no território nacional”, informa.

Divulgação

Para dar suporte aos planos da empresa no Brasil, a comunicação da Porsche tem perfil personalizado, segundo Marquardt. “Buscamos manter a marca presente na vida do nosso cliente com ações de comunicação on e offline”, explica. As agências locais da marca são a Talquimy, de relações públicas, e Lookmysite, de digital.

O desafio dessas empresas é lidar com um tipo de consumidor exigente e atento aos detalhes, e que é muito bem informado sobre os modelos e versões da marca. “É esperado então, um atendimento diferenciado, desde a venda até o pós-venda, que é exatamente o que temos empregado também aqui no Brasil”, afirma Marquardt.

Uma das iniciativas de comunicação que veio ao encontro desse desafio foi produzida pela Netza, com uma exposição comemorativa aos 70 anos da marca. O evento, realizado na Oca do Ibirapuera, teve a mostra de 17 veículos que fizeram parte da história da marca.

“Tivemos a oportunidade de conhecer o Porsche Museum, em Stuttgart, na Alemanha, e fizemos um mergulho na história da marca. Toda nossa estratégia é autoral, foi pensada exclusivamente na marca. Os carros da Porsche fazem parte do imaginário das pessoas, são ícones que transpõem o tempo numa indústria altamente inventiva e que se redesenha o tempo todo. Então, ser ícone e ser moderno ao mesmo tempo é para poucos, por isso, faz tanto sentido associar arte ao projeto”, explica Fabiana Schaeffer, sócia-diretora da Netza, que fez seu primeiro projeto para a marca.
Além do evento de 70 anos, que ocorreu em diversos mercados do mundo com formato especial em cada país, a Porsche Brasil terá com destaques em sua comunicação a presença no Salão do Automóvel, em São Paulo.

“Continuaremos investindo em publicidade e na relação com os profissionais do segmento automotivo”, encerra Marquardt.

Leia mais
Descubra por que a Shell criou um carro de gelo
Land Rover desenha carro com neve nos Alpes Franceses