Em tempos de coronavírus, qual o papel da propaganda e do marketing? Uma pesquisa recente da Kantar mostra que 80% dos consumidores afirmam que o tema não deve ser explorado para promover marcas. Tal dado escancara uma sensação entre os profissionais do setor: é preciso muito cuidado para tocar no assunto.
Nas redes sociais, onde tudo é muito rápido e um post pode acabar com meses – em alguns casos, anos – de trabalho, é preciso atenção redobrada. PROPMARK reúne abaixo alguns posts que abordam a covid-19 (de maneira direta ou indireta) e que, aparentemente, agradaram o público.
Nike
Segundo a marca de artigos esportivos, agora, mais do que nunca, o mundo precisa ser um time. No post abaixo, a empresa diz aos seus consumidores: se você já sonhou em jogar para milhões, este é o momento. Afinal, se você fica em casa, você contribui para que o coronavírus não se espalhe e, consequentemente, ajuda milhões.
Prefeitura de Teresina
Mais direta, a prefeitura de Teresina resolveu mostrar ao público as opções que o momento atual oferece: caixão ou sofá. A escolha correta fica clara.
Netflix
Apesar de triste, o período atual favorece marcas como a Netflix. Afinal, estando em casa, a população verá mais filmes e séries da plataforma. A empresa, porém, não perde o humor e anda fazendo uma série de posts sobre a covid-19. Num deles, ela descreve o novo jeito de maratonar uma série.
Jardim da Ressurreição
Conhecido pelo humor escrachado com o tema “morte”, o cemitério Jardim da Ressurreição resolveu dar um tempo nas piadas e falar sério.
Mercado Livre
O Mercado Livre mudou o logo e gerou engajamento ao substituir o tradicional aperto de mãos por um cumprimento anti-coronavírus.
Turma da Mônica
A Turma da Mônica publicou o que se transformaria no post mais curtido do perfil em março. Trata-se de nada mais, nada menos, que o próprio Cascão lavando as mãos pela primeira vez.
Guinness
Apesar de não ser oficial, este anúncio do redator britânico Luke O’Reilly poderia facilmente ser publicado pela Guinness. O sofá se transforma em espuma, a frase “fique em casa” se transforma na base e o cérebro “vê” um copo da bebida. Santa Gestalt: