O Google tem se mostrado constantemente preparado para renovar seu pool de serviços e, assim, continuar não apenas sendo uma empresa efetiva, mas se manter na posição em que qualquer empresa deseja atualmente: como assunto central na conversação entre os consumidores. De acordo com o último levantamento da Starcount, empresa britânica especializada em mensuração e serviços de social media, foi a gigante das buscas e de tantos outros produtos essenciais a marca mais popular nas redes durante julho.
De acordo com o estudo, o Google ganhou nada menos que 1,3 milhões de fãs em sua página no Facebook apenas no último mês. O principal motivo seria o lançamento de seu novo sistema de transmissão online, o Chromecast. Na segunda posição aparece o Walt Disney – que, ao celebrar seu 58º aniversário, ganhou 750 mil novos seguidores internacionalmente.
No top 10 desenvolvido pela Starcount, poucos anunciantes tiveram grande êxito. Além de Walt Disney, apenas mais três figuram na lista: Nike, em quarto, tendo como principal ação no período a campanha de incentivo à prática da corrida, tendo a prova de 10k de Sydney como mote; a Samsung Mobile, em sexto, após parceria com Jay-Z que gerou interações como 860 mil visualizações no YouTube e mais de um milhão de seguidores em Twitter e Facebook; e a Coca-Cola, em sétimo, colhendo frutos da campaha “Share a coke”.
Dois canais de TV aparecem em grande destaque. O National Geographic ocupa o terceiro posto entre os mais populares nas redes sociais durante julho, angariando novos fãs durante as comemorações de seus 125 anos. Entre suas marcas estão mais de 14 milhões de views em seus vídeos no YouTube. O outro é a MTV. Se no Brasil ela passa por reestruturação, saindo da TV aberta e do controle da Abril para seguir como canal fechado controlado pela Viacom, internacionalmente a marca segue forte perante seu público, especialmente após ter ampliado significativamente sua penetração nas redes Instagram e Vine durante os últimos meses.
O fim da lista é dominado pelas próprias redes sociais. Em oitavo está o YouTube, que cresceu significativamente no Twitter e no Facebook. Já em nono está o próprio Twitter, que em julho ganhou mais de um milhão de novos seguidores em seu perfil oficial e 700 mil novos fãs no Facebook. Fechando a lista aparece o Instagram, mais popular após o lançamento da ferramenta que passa a permitir, além de imagens, a postagem de vídeos curtos.