A fintech PoupaBrasil adotou um caminho diferente para promover a educação financeira no país e aposta no consumo para educar as pessoas a poupar e a investir. 

Rodrigo Padron, CEO da Brain A/G, agência que assina a campanha, explica que a estratégia de branded content tem uma série de histórias reais sobre casamento, viagem, educação, empreendedorismo e previdência, contadas em diferentes formatos. Os vídeos são assinados pela Gentlemen Filmes

“Nossa relação com o dinheiro se dá pelo consumo, por isso é mais fácil provocar e capacitar as pessoas a partir da forma como elas se relacionam com o dinheiro e com as experiências que ele pode proporcionar”, afirma.

A marca também lançou o Encontro de Valor, seu território de conteúdo para os casos que tem contado. Os investimentos estão concentrados em plataformas digitais, em campanhas no Facebook, Google, YouTube e Instagram, além de esforços diretos de atração de e-mail, SMS e Earned Media com influenciadores e a imprensa.

Cláudio Ferro, CEO do PoupaBrasil, comenta que o Brasil tem uma cultura cheia de mitos e preconceitos sobre dinheiro. “Nossos pais nos ensinaram que devemos poupar para uma situação de emergência e de doença. Ou então, que precisamos guardar nosso dinheiro para fugir de uma situação de pobreza na velhice. Ou seja, o dinheiro fica ligado a algo ruim”, diz. 

Segundo ele, a tendência no Brasil é seguir os passos de mercados mais maduros e desenvolvidos, como o dos Estados Unidos, em que existe uma cultura de poupança estimulada desde muito cedo. “O PoupaBrasil está ajudando a criar uma cultura de investimento no país, disseminando conhecimento e capacitando as pessoas a construir sua própria poupança, por meio de uma educação financeira, que julgamos ser transformadora. Não falamos de dinheiro, mas das experiências que ele pode nos proporcionar”, acrescenta.

FICHA TÉCNICA – Gentlemen Filmes
Direção e produção – Marco Falkembach e Pedro Lanfranchi
Produção executiva – Heloisa Cardani
Coordenador de produção e Filmmaker – Leonardo Afonso
Assistente de produção – Samuel Dias e Henrique Dantas
Edição e pós produção – Marco Falkembach, Pedro Lanfranchi e Leonardo Afonso
Assistente de edição – Henrique Dantas
Produtora: Gentlemen Filmes