Apesar do alto grau de envolvimento dos brasileiros na internet, o e-commerce enfrenta barreiras para se desenvolver no Brasil. Esta é a principal conclusão do relatório Connected Life, elaborado pela consultoria internacional TNS, que entrevistou 963 pessoas ao redor do país e outras 56 mil em mais de 52 países para analisar o comportamento dos consumidores no ambiente digital.
Segundo o estudo, as motivações para realizar compras online estão fortemente baseadas em preço (73%) e frete grátis (71%). Além disso, a desconfiança em relação à segurança e garantias de autenticidade dos produtos ainda são barreiras apontadas por todos os perfis de consumidores. No Brasil, o nível de compra online varia entre 24% a 48%, enquanto em outras nações como Estados Unidos, Europa e Rússia o índice sobe para 49% a 59%. Na prática, o consumidor brasileiro prefere as lojas físicas.
O estudo comprova, por exemplo, que os brasileiros preferem ir ao supermercado a escolher produtos online. Apenas 5% afirmaram utilizar os dispositivos móveis para ir às compras e o volume online não é maior porque preferem receber os produtos na hora.
Pesquisa
Por outro lado, os sites são bastante usados para pesquisas de preços e outras informações antes da realização da compra. Em tecnologia, por exemplo, 76% dos consumidores pesquisam antes de comprar. Boca a boca e verificação de preços na loja são os principais pontos de contato utilizados tanto antes quanto depois da compra. Deste total, 18% compram online.
Na categoria cuidados pessoais, 52% dos brasileiros fizeram pesquisa antes de comprar. Boca a boca e ponto de venda foram as fontes utilizadas para a tomada de decisão. Já em serviços financeiros, 72% pesquisam antes de decidir e 15% compram online, mas a busca é essencialmente off line. Ir à agencia ou falar com amigos e família antes de decidir é o comportamento mais frequente.
A categoria higiene pessoal é a mais desafiadora para os players do segmento. Apenas 2% pesquisam antes de comprar seja online e off-line e o ponto de contato mais importante apontado pelos pesquisados é o boca a boca, propaganda ou preço.
Em relação ao showrooming, pesquisa online de preços e produtos no ponto de venda, 26% dos entrevistados globalmente afirmam fazer esta avaliação enquanto a média brasileira é 22%. Quanto ao uso do celular como meio de pagamento para produtos ou serviços, a média global é 20% e no Brasil o cai para 11%.
De acordo com Juliana Honda, diretora de customer experience e responsável pela análise dos dados da TNS, a jornada de compra do brasileiro ainda é predominante no meio off-line, mas o meio digital exerce uma influência crescente na decisão de compra. “Para desenvolver o e-commerce no País é necessário ajustar a estratégia de negócio e a logística a aspectos comportamentais do brasileiro, lembrando que nem todas as faixas etárias e públicos possuem o mesmo acesso e conectividade ao meio online”, analisa.