Com a decisão do Google, que anunciou que, a partir de setembro, banners em flash não irão mais rodar automaticamente no Chrome como acontece hoje, a Predicta homologou oficialmente a veiculação de anúncios por HTML5. O objetivo é se adequar e reduzir o impacto para seus clientes. Com isso, a empresa ajudará as agências a se adaptarem, além de evitar atrasos e perda de contabilização de métricas.
O anúncio do Google provoca impacto para todo o mercado publicitário, uma vez que 65% dos usuários da internet navegam pelo Chrome e cerca de 90% das campanhas para desktops são feitas em flash. Essa mudança já havia sido feita nas campanhas mobile, quando a Apple começou a bloquear nos iPhones os banners nesse formato. O HTML5 é um formato mais avançado, mas ainda não muito usado pelas agências. Segundo a multinacional, o modelo consome menos espaço em armazenamento de dados e bateria, por isso, seria mais eficiente.
“Pela nossa experiência, o mercado ainda não está preparado para lidar com tamanha mudança, pois as agências e produtoras ainda estão muito presas ao desenvolvimento em flash. O ponto é que os anunciantes certamente vão preferir que suas peças publicitárias sejam veiculadas sem demandar interação do usuário, sem cliques e sem ter que dar play, exatamente como é hoje. Por isso, todos os profissionais terão que se especializar no uso do HTML5”, diz Jacker Marini, gerente de tecnologia da Predicta.
“A Predicta está com as ferramentas necessárias para veiculações de peças publicitárias utilizando esta tecnologia nos formatos servidos em desktop, pois já tínhamos experiência em mobile. Além disso, já estamos homologados junto ao Google para veiculações utilizando a tecnologia HTML5 e buscando homologação nos demais grandes publishers do mercado. Com isso, estamos prontos para encarar mais essa mudança de paradigma do nosso mercado”, completa.