A Prefeitura de São Paulo dá continuidade à campanha “Hoje Não: Movimento pela vida segura no trânsito”, criada pela Lua Propaganda, em nova etapa voltada para mídia Out Of Home (OOH) na capital paulista. Agora focada em motociclistas, a campanha conta com anúncios apresentando a imagem de um personagem real que teve parte da perna amputada após um acidente. A veiculação ocorre em 250 abrigos de ônibus e 80 relógios de rua da cidade de São Paulo.
Nas peças, o motociclista Herberth Vital Jovaneli Lima aparece em fotos alertando sobre a necessidade de sempre respeitar o limite de velocidade da via. Ele é vítima real de um acidente de trânsito com motocicleta e teve parte da perna amputada quando tinha 25 anos de idade. O acidente ocorreu em junho de 2016 na Avenida Santos Dumont, sentido centro, região do Bom Retiro.
Percebendo o trânsito parado, Lima começou a pilotar sua moto entre as faixas de rolamento dos automóveis, quando uma mulher abriu a porta do carro no lado do motorista, o que fez com que realizasse uma manobra para desviar da porta, mas acabou atingindo a traseira de uma caminhonete. Por causa da gravidade do acidente, ele ficou em coma induzido por 40 dias e somente quando acordou ficou sabendo que teve parte da perna amputada. Para voltar a cumprir suas atividades, o que levou um ano, precisou realizar sessões de fisioterapia e reabilitação.
Esta ação – assim como toda a campanha de promoção da segurança no trânsito da Prefeitura de São Paulo, que será veiculada durante sete meses – tem como principal objetivo levar à população mensagens de conscientização dos riscos que as pessoas correm ao desrespeitar as leis de trânsito.
Além dessa segunda fase nos abrigos de ônibus e relógios de rua, com foco em motociclistas, a campanha também conta com filmes publicitários, spot para rádio, anúncios de mídia impressa e ativações por meio de mídia out-of-home. Para 2020 a Prefeitura Municipal paulistana irá lançar a terceira etapa da campanha, que terá foco nos pedestres.