A Editora Abril informa que as inscrições para a 27ª edição do Prêmio Abril de Publicidade foram prorrogadas até o dia 1º de março. Podem concorrer campanhas veiculadas em 2012 nas plataformas na Abril Mídia, o que inclui as revistas da Editora, o canal MTV e a Elemidia (leia mais aqui).
As campanhas podem ser inscritas em mais de uma categoria, mas para que sua candidatura tenha validade, ela deve ter sido efetivamente veiculada em uma das plataformas da Abril Mídia, paga pelo cliente (anunciante) e feito parte de um plano de comunicação efetivo. As inscrições podem ser feitas pelo site da premiação.
Serão concedidos 13 prêmios, sendo nove nacionais e quatro regionais divididos em três categorias: Criação, Mídia e Melhor Uso das Plataformas Abril Mídia. Neste ano, a organização também divulgará um shortlist com as campanhas com melhor pontuação.
Em Criação, serão entregues troféus para o Grand Prix de Criação em Revista, mais tradicional da premiação; o de Melhor Utilização Criativa do Meio Revista; e o Opinião do Leitor, que premia a campanha favorita dos assinantes da Editora Abril. Também haverá destaque para trabalhos regionais, divididos em Rio de Janeiro, Sul, Central e Norte/Nordeste. Outra novidade para este ano é a premiação especial em celebração ao primeiro aniversário da Veja BH, voltada a agências de Minas Gerais e que contemplará as campanhas que melhor utilizaram a revista em seu primeiro ano.
Já em Mídia, serão dos prêmios: o Grand Prix de Mídia, para o trabalho que melhor explorou os recursos da Abril Mídia em qualquer uma de suas plataformas; e o Prêmio Mídia Revista, direcionado à campanha veiculada em títulos da Editora Abril que melhor aproveitou as características da mídia revista e, consequentemente, contribuiu para a otimização de resultados do anunciante.
Por fim, na categoria Melhor Uso das Plataformas Abril Mídia, os quatro troféus vão para Melhor Uso Digital – Site/Mobile, Melhor Uso Digital – Tablet, Melhor Uso da MTV; e Melhor Uso da Elemidia.
Antes do resultado final, revelado durante cerimônia de premiação marcada para 28 de maio, em São Paulo, será produzido um shortlist para cada um dos prêmios nacionais. O de Grand Prix de Criação de Revista contará com 20 campanhas finalistas, enquanto o Grand Prix de Mídia terá dez. Todas as demais divisões terõa três campanhas cada em seus shortlists. Nos próximos dias, será anunciado o corpo de jurados para a 27ª edição do Prêmio Abril de Publicidade. A cerimônia nacional do Prêmio Abril acontecerá no dia 28 de maio, em São Paulo.