![]()
A Central de Outdoor entregou na noite desta quarta-feira (13) os troféus aos vencedores da etapa nacional do Prêmio Central de Outdoor, que chegou à 20ª edição em 2013. Os premiados foram selecionados para concorrer na fase final após se sagrarem vencedores em suas respectivas regiões.
Na categoria Comercial, o ouro ficou com a Talk-LK, de Recife (PE), que criou o anúncio “Bom demais” para a Planeta Bombom. O Nordeste também ficou com o ouro na categoria Ação Social graças ao outdoor “Samu”, criado pela Art & C para o Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
Já na categoria Livre, o prêmio máximo ficou com a Sol Propaganda, de Maringá (PR), criadora de “Querendo ou não, sobe”. O último ouro, o da categoria Estudantil, ficou em Minas Gerais, com o estudante Rodrigo de Castro Faria, das Faculdades Estácio de Sá, criador de “Cartaz”.
As peças foram avaliadas por um time de jurados que contou com a participação de Armando Ferrentini, diretor-presidente da Editora Referência; de Dorinho Bastos, cartunista do propmark, e Márcio Ribas, diretor de criação da Neogamma/BBH e jurado na categoria Outdoor no Festival de Cannes 2013.
Durante a cerimônia, a Central de Outdoor ainda homenageou Luiz Roberto Valente Filho, que estave à frente da entidade durante quatro mandatos (1995-1998, 2002-2004, 2004-2006 e 2010-2012).
Histórico
O presidente da Central de Outdoor, Marcelo Marcondes, comemorou a realização de mais uma edição do prêmio. “Com 20 anos, o Prêmio Central de Outdoor traz relevância para a consolidação do outdoor no Brasil. Presente em mais de 700 cidades e em todas as capitais brasileiras, o outdoor já faz parte da vida do brasileiro”, comentou. Ele também frisou a relevância da categoria Estudantil. “Essa categoria é a mais importante, porque os estudantes são os criadores de outdoor do futuro e vão fazer com que tenhamos outras 20 edições do prêmio”.
Marcondes lembrou ainda que a entidade está passando por transformações devido às leis referentes a mídia exterior em algumas cidades, em especial São Paulo, mas que isso é transformado em aprendizado. “A legislação em São Paulo nos ensinou muita coisa no sentido de saber que deve haver uma troca, que o outdoor deve ser usado da maneira mais harmônica possível e passar informação ao cidadão”, avaliou o presidente.
Sobre as recentes flexibilizações das leis de mídia exterior, Marcondes mostrou-se otimista. “Essa gestão da Prefeitura zela pela economia participativa e sabe que o outdoor e o mercado publicitário fazem parte de cadeia produtiva e da cadeia econômica e sabe que não pode deixar de explorar espaços publicitários tão importantes. Estamos em um momento de flexibilização”, finalizou.
Veja abaixo a relação completa dos vencedores da 20ª edição do Prêmio Central de Outdoor.
Categoria Comercial
Ouro
Título: Bom demais
Anunciante: Planeta Bombom
Agência: Talk-LK
Cidade: Recife (PE)
Criação: Luciano Melo e Kika Saraiva
Prata
Título: Um só não faz diferença
Anunciante: Bahia Marina
Agência: Engenhovo
Cidade: Salvador (BA)
Criação: André Amoedo, Hayre Borges e Hugo Espínola
Bronze
Título: Outdoor Couro
Anunciante: Shopping Iguatemi
Agência: DM9Sul
Cidade: Porto Alegre (RS)
Criação: Rafael Bohrer, Pedro Vargas e Marcio Frietzen
Categoria Livre
Ouro
Título: Querendo ou não, sobe
Agência: Sol Propaganda
Cidade: Maringá (PR)
Criação: Andrei Salvatico e Rober Buzon
Prata
Título: Rodízio de carne
Agência: Free Multiagência
Cidade: Blumenau (SC)
Criação: Cynthia Hugo e Leonel Luiz
Bronze
Título: Bicicleta
Agência: Martpet
Cidade: Recife (PE)
Criação: Ainda Polimeni, Diego Curvelo e Priscila Lins
Categoria Ação Social
Ouro
Título: Samu
Cidade: Natal (RN)
Anunciante: Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Agência: Art & C
Criação: Tiago Xavier, Thiago Palitot e George Wilde
Prata
Título: Operação Impacto Contra a Dengue
Anunciante: Prefeitura de Manaus
Cidade: Manaus (AM)
Agência: Mene & Money
Criação: Nilo Portella, André Nishiwaki, David Costa, Daniel Porto, Aline Ribeiro, Lani Rodrigues e Eulália Ribeiro
Bronze
Título: Croquis humanos
Anunciante: Star Models
Cidade: Lauro de Freitas (BA)
Agência: Revolution
Criação: Edson Braga, Edson Rosa, Diego Freire e Jean Silva
Categoria Estudantil
Ouro
Peça: Cartaz
Cidade: Juiz de Fora (MG)
Estudante: Rodrigo de Castro Faria (Faculdades Estácio de Sá)
Prata
Peça: Novas Histórias
Cidade: Campo Grande (MS)
Estudante: Suria Tescarolo (Universidade Anhanguera)
Bronze
Peça: Detalhe
Cidade: Fortaleza (CE)
Estudante: Matheus de Pena Dias (Faculdades Cearenses)