Campanha criada pela 11:21 para divulgar o Colunistas tem como tema a crise por qual passa o país

O Prêmio Colunistas, a mais tradicional premiação brasileira da comunicação, promovido pela Abracomp (Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda), abre as inscrições, em nível nacional, a partir desta segunda-feira (4). A novidade para a 48ª edição é que o processo de inscrições, que está informatizado desde o ano passado, ficou ainda mais fácil.

Neste ano, serão realizadas oito regionais: Brasília, Centro-Leste, Norte-Nordeste, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

De acordo com o vice-presidente-executivo da Abracomp e coordenador nacional da premiação, Marcio Ehrlich, como foi eliminada a obrigatoriedade de enviar arquivos de filmes e áudio, o trabalho para as agências ficou mais simples. “Como o pacote com arquivos de dados e JPEGs ficará mais leve, as agências não precisarão mais entregar um CD para a organização, bastando mandar por email um link para download, em sites como Dropbox, Sendspace, Googledrive etc. Lá também deverão colocar os PDFs de comprovante de pagamento, formulário de custos e carta de inscrição”, explica Ehrlich.

Para divulgar a abertura das inscrições, a agência 11:21, do Rio de Janeiro, pelo quarto ano seguido, criou a campanha do Colunistas 2015. O tema deste ano é a crise. A agência criou o  conceito “É na crise que você mostra que é melhor do que os outros”.

Com criação de Gustavo Bastos, Marcio Ehrlich e Leandro Barbosa, os cinco anúncios, com versão para cartaz, post e banners, mostram fenômenos naturais violentos e títulos que estimulam o raciocínio de que, em época de crise, quem se destaca transforma o período difícil em oportunidade, aparecendo em um momento em que estão todos escondidos. A direção de criação é de Bastos. As fotos são da Shutter Stock.

Segundo Armando Ferrentini, presidente da Abracomp e da Editora Referência, a campanha reflete o momento do país e mostra que o prêmio está antenado com a situação e o sentimento do mercado. A campanha começa a ser veiculada no dia da abertura das inscrições.

Desde o ano passado, quando houve a maior mudança na premiação, o Colunistas foi desmembrado em 13 áreas: Mídias Integradas, Filmes, Rádio, Mídia Impressa, Mídia Exterior, Digital, Técnica, Promo, Marketing Direto, Design, Mídia, Inovação e Nova Geração.

Além dos diplomas de ouro, prata, bronze e demais prêmios das 13 categorias, os júris das regionais poderão conceder os títulos de Agência de Comunicação do Ano, para a agência que tiver alcançado o melhor desempenho em todas as premiações do Colunistas; Anunciante do Ano, para a empresa anunciante que tiver alcançado a maior pontuação na soma de todas as premiações ou se destacado na regional e no período abrangidos pela premiação;  Publicitário do Ano, para o empresário ou dirigente de empresa de comunicação que mais tenha se destacado na região e no período abrangidos pela premiação; e Profissional de Propaganda do Ano, para o profissional da área publicitária que mais tenha se destacado na regional e no período abrangidos pela premiação.

Como os trabalhos inscritos podem ser vistos online, os jurados conseguem analisar, anteriormente ao julgamento presencial, os concorrentes. A informatização das inscrições tornou possível, desde 2014, fazer júris mais especializados. O regulamento completo está disponível no site www.colunistas.com.