Reprodução

O Prêmio Colunistas, mais tradicional premiação de comunicação de marketing do Brasil, já tem inscrições abertas para sua 53ª edição, que avaliará os trabalhos inscritos em 13 categorias: Branded Content, Design, Digital, Filme, Inovação, Marketing Direto, Mídia, Mídia Exterior, Mídia Impressa, Mídias Integradas, Promo e Live, Rádio e RP.

Este ano, serão realizadas as regionais Norte-Nordeste, Centro-Leste, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Sul. As instruções para participar da premiação, bem como outras informações podem ser acessadas pelo site reformulado colunistas.com.br/, grande novidade para 2019.

O prêmio é uma iniciativa da Abracomp (Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda), com o objetivo de destacar os mais notáveis trabalhos de comunicação de marketing realizados por empresas e profissionais atuantes no país. A entidade é presidida por Armando Ferrentini e tem Marcio Ehrlich como vice-presidente executivo e coordenador nacional da premiação. 

“Além de ser o prêmio mais tradicional do mercado, o Colunistas tem um grande diferencial de ser um festival que representa bem o que se faz na comunicação em todo o Brasil. Ele cobre bem o que se faz no país, porque o negócio da publicidae não é só São Paulo e Rio de Janeiro. Do Rio Grande do Sul ao Amazonas, há um grande movimento e esse prêmio dá chance que esses trabalhos criativos possam ser conhecidos nacionalmente”, reforça o publicitário.

Segundo ele, o regulamento e as categorias são as mesmas de 2018: “Consideramos que elas cobrem tudo o que o mercado faz. A grande notícia para 2019 é o site que oferece uma cara nova para o Colunistas, mais moderna e com capacidade de oferecer conteúdos como fotos dos eventos e noticiário dinâmico”, explica Ehrlich.

Ele revela que o Colunistas trabalha para possibilitar inscrições online para as próximas edições. No ano passado, o prêmio teve 55 trabalhos finalistas – que receberam ouro nas regionais. Ao todo, foram conferidos 25 prêmios, entre sete Grandes Prêmios e 18 Medalhas de ouro.

Dentre os prêmios especiais, a Propeg foi a Agência de Comunicação do Ano, e Hugo Rodrigues (WMcCann) foi o Publicitário do Ano. Coca-Cola foi o Anunciante do Ano e Alessandra Sadock (Artplan), a Profissional de Propaganda do Ano.

No Colunistas Mídia, O Globo (Veículo Impresso do Ano), SporTV (Veículo Eletrônico) e Eletromídia (Empresa de Mídia Exterior) foram premiados. Para se ter uma ideia da relevância histórica de se conquistar o prêmio, na edição inaugural do Colunistas, com troféus entregues em 1968, a Agência do Ano foi a antiga MPM, com Mauro Sallles como Líder Publicitário do Ano e Petrônio Corrêa como Publicitário do Ano.

A campanha que divulga a edição 2019 do Colunistas quer mostrar as dificuldades do profissional de comunicação no Brasil, de forma bem humorada, brincando com situações como a do alpinista que escala o Everest, mas que precisa descer porque vai ter reunião com o cliente. A criação é de Ehrlich e Gustavo Bastos, da OnzeVinteUm. “A campanha traz a ideia do quanto o publicitário é desafiado diariamente, por isso, ele tem que mostrar que sabe vencer desafios e inscrever seu trabalho no Colunistas”, diz Ehrlich.

Instruções
Qualquer pessoa ou empresa pode inscrever trabalhos em que esteja envolvida no planejamento, criação, aprovação ou produção. Os trabalhos inscritos podem ter sido produzidos, veiculados, distribuídos ou realizados no Brasil ou no exterior, devendo, porém, ser inscritos na regional da premiação que corresponda ao estado em que esteja sediada a equipe de criação responsável por ela, independente da localização do anunciante ou cliente.

Somente poderão concorrer trabalhos que tenham atingido seus públicos inicialmente no período entre 1º de janeiro de 2018 e 30 de outubro de 2019. O novo site apresenta mais detalhes e valores de inscrição.