Equipe da DM9Rio recebe prêmio de agência do ano do Colunistas Rio 2012

 

Na noite desta quarta-feira (6) o mercado publicitário carioca se reuniu no Vivo Rio, na capital fluminense, para a cerimônia de entrega da 45ª edição do Prêmio Colunistas Rio, realizado pela Abracomp (Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda). Foram entregues os diplomas das três modalidades do prêmio (Propaganda, Promo e Design) e revelados os votos secretos dos jurados de Propaganda para os Grandes Prêmios de trabalhos — escolhidos entre os premiados com medalhas de ouro nas diversas mídias, como televisão, rádio, mídia exterior e websites. Este ano a organização do Colunistas Rio também homenageou o veterano profissional de propaganda Edeson Coelho e a Souza Cruz, que completou 110 anos, com o Prêmio Contribuição Profissional.

A DM9Rio foi o principal destaque em propaganda: recebeu o prêmio Agência do Ano e seus clientes B2W — controlador das marcas Americanas.com, Shoptime e Submarino —, jornal O Globo e GNT foram nomeados, respectivamente, Anunciante do Ano, Veículo de Mídia Impressa do Ano e Veículo de Mídia Eletrônica do Ano.

Thomaz Naves, da Record Rio, recebeu o prêmio de Publicitário do Ano, enquanto o prêmio de Profissional de Propaganda do Ano foi entregue a Flávio Medeiros, da Heads. Completando os prêmios especiais, a Clear Channel foi eleita o Veículo de Mídia Exterior do Ano.

Os GP’s de Propaganda — escolhidos pelos jurados em voto secreto — foram revelados durante a festa. A Artplan arrematou três deles: o de Mídia Impressa, pelo anúncio “Lixo extraordinário” para Banco do Brasil; o de Websites, com o trabalho “Sexo, __ & Rock’n Roll” para o Rock in Rio; e o de Mídia Alternativa, com o trabalho “Calçadão Alisado” para Niely.

O GP de Rádio foi para “Crioulinhos”, produção da Silence para a F/Nazca S&S e seu cliente AfroReggae. A Ogilvy Rio venceu o GP de Mídia Digital com o trabalho “Cats are Funnier”, para a ONG Oito Vidas, enquanto o GP de Cases e Mídias Integradas foi entregue à X-Tudo pelo trabalho “É justo isso?”, para o Viva Rio. Em Mídia Exterior, o trabalho vencedor do GP foi “Pinguim”, da Heads para o shopping Rio Sul.

Também foram buscar seus prêmios a empresa de melhor desempenho em produção de comerciais, que foi a Cinerama Brasilis, e a produtora de som de melhor desempenho em fonogramas, Silence. Os jurados do prêmio decidiram dar, ainda, dois destaques: um para a NBS, pela criação do projeto Rio+Rio, voltado a facilitar a entrada da iniciativa privada nas comunidades cariocas pacificadas pelas UPPs; e para a parceria entre a Quê Comunicação e a Casa 7, que resultou no projeto Riologia, estudo permanente que identifica novos grupos de consumidores na sociedade carioca.

Retadores e diretores de arte

O tradicional prêmio Rogério Steinberg, entregue aos redatores e diretores de arte mais premiados a cada edição do Colunistas, com direito a champagne no palco, homenageou durante a entrega Jacob Steinberg, fundador da Servenco e pai do publicitário Rogério, que faleceu recentemente. O redator mais premiado foi Álvaro Rodrigues, sócio e diretor de criação da DM9Rio, e o diretor de arte foi Guilherme Cunha, também da DM9Rio. Em segundo e terceiro lugares ficaram, em redação, Rodrigo Dorfman (Quê) e Flávio Medeiros (Heads); e em direção de arte Marcelo Lobo (NBS) e Fernando Maciel (Heads).

Artplan foi a melhor em Promo

Em Promo, a Artplan recebeu o prêmio de Agência do Ano. A agência teve o melhor desempenho criativo e conquistou um dos três Grands Prix selecionados pelo júri: “A volta”, para o Rock in Rio, em Cases de Marketing Promocional. Os outros dois GPs ficaram com “ArtRio”, da Bex para a feira de mesmo nome, em Eventos Promocionais; e “Vendo o que é seu”, da Staff para a Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), em Ações Promocionais.
 Luiz Calainho, presidente da L21, levou o prêmio de Empresário de Marketing Promocional do Ano; Johnny Soares, diretor de criação da Fullpack, o de Profissional de Marketing Promocional do Ano; e a Vale o GP de Cliente do Ano.

Em Design, deu Pândega

Já no Colunistas Design Rio 2012, a Pândega sagrou-se Empresa de Design do Ano, com Renato Benício, sócio da Tapioca Comunicação, como Profissional de Design do Ano. O júri concedeu dois GPs: um para “Prêmio Comer e Beber 2011”, da Pândega para a Editora Abril, em Design Ambiental; e outro para “Logomarca Bondinho 100 anos”, da Tapioca para a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar. A festa contou com os apoios da Record e da Souza Cruz.