As chamadas “Fake News” devem dominar a 4ª edição do Prêmio Desafio Estadão Cannes, mas no bom sentido. O assunto é tema da categoria Brief Desafio desse ano. A categoria é a que mais tem atraído inscrições. Além dela, as outras são Impresso, Multiplataforma, Branded Content e Mídia do Ano.
O anúncio da premiação foi feito durante o Festival do Clube de Criação, nessa segunda-feira (18). Criado pelo O Estado de S. Paulo, representante oficial do Cannes Lions no Brasil, o prêmio visa estimular agências e anunciantes a pensarem no Estadão como uma plataforma multimidia, que acessa diferentes audiências em diversos momentos.
De acordo com Flavio Pestana, diretor executivo comercial do Estadão, a proximidade das eleições em 2018 e a recorrência do assunto motivaram a escolha do tema Fake News. “No ano que vem esse assunto vai ser muito comentado. Não só seremos bombardeados por fake news, como isso será muito debatido dentro e fora da mídia. É nesse momento que fake news toma grandes proporções que marcas de credibilidade associadas a veículos podem ter uma relevância ainda maior”, afirmou.
Sob o mote “Em terra de publicidade quem tem cavalo vai a Cannes”, a campanha criada pela FCB, traz o cavalo símbolo do jornal de 142 anos sem um cavaleiro para estimular os criativos a assumirem esse papel. A comunicação tem mídia impressa, digital e ações pontuais. “O conceito [o cavalo te leva mais longe] continua, mas mudou o formato. A agência fez essa brincadeira do cavalo sem cavaleiro e foi muito feliz. Quem ganhar dá um salto na carreira”, afirma Pestana.
O júri é formado por profissionais do mercado e representantes do veículo e tem a tarefa de selecionar as peças que melhor exploram as diferentes plataformas do Estadão com criatividade e pertinência. Entre os jurados está Rafael Pitanguy, VP de criação da Y&R. Os outros serão anunciados nos próximos dias.
Podem participar campanhas veiculadas no de 1 de abril de 2017 a 31 de março de 2018 nas plataformas de mídia do Estadão – jornal, site, tablet, rádio, mobile, evento e TV Estadão -, ou participar do Brief Desafio com campanhas inéditas.
A premiação oferece 12 pacotes aos vencedores, que receberão um troféu Ex-Libris, símbolo do jornal, passagem aérea, hospedagem e inscrição para o 65º Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade. Como representante oficial do festival, o Estadão tem entre as responsabilidades a escolha dos jurados e apoio às agências com a inscrição dos trabalhos e esclarecimento de dúvidas.
A expectativa de crescimento em inscrições para esse ano é de cerca de 30% e te ter maior participação de mais agências e anunciantes, sejam de de grande, médio ou pequeno porte. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 4 de abril de 2018 pelo site.