Se você utilizou Orkut, baixou músicas no Emule ou Kazaa, ou teve um mp3 player desse aqui, é bem provável que você se lembre do prêmio iBest, uma espécie de Oscar da Internet brasileira. A última edição ocorreu em 2008 e, agora, o reconhecimento será relançado.
O Novo Prêmio iBest é uma realização de Marcos Wettreich, empreendedor em série e idealizador e fundador do Prêmio iBest original. “O Novo Prêmio iBest possui um desafio significativamente mais complexo do que o do primeiro iBest, não somente pelo aumento substancial do número de iniciativas existentes, mas ao se propor analisar e apontar os melhores considerando e quantificando a presença unificada nas diversas plataformas que compõem o universo digital,” afirma Wettreich.
Pela primeira, a nova premiação irá apontar os melhores considerando a presença unificada nas diversas plataformas que compõem o universo digital (sites, apps e redes sociais como Instagram, Facebook, Youtube e Twitter ).
A votação será feita nas principais redes. O processo de identificação dos melhores do Brasil também será diferente: a organização irá identificar as dez maiores iniciativas digitais brasileiras em cada categoria (os iBest Top10), utilizando para tal um algoritmo desenvolvido para mensurar a importância destas dentro de todo o universo digital, levando-se em consideração métricas e avaliações técnicas como alcance, relevância e engajamento dos sites, apps e redes sociais de cada iniciativa.
A partir de 2 de setembro serão reveladas as 10 maiores iniciativas do universo digital brasileiro, com a divulgação dos iBest Top10, que disputarão o prêmio em cada categoria, a partir de votação popular aberta e por membros de uma academia especializada. Os vencedores serão anunciados em novembro, em datas independentes para cada categoria.