Após a primeira edição com participação de 32 agências e cinco países diferentes, os quais inscreveram mais de 300 trabalhos, o Lusos, Prêmio Lusófinos da Criatividade – que destaca trabalhos criativos de mercados de língua portuguesa – prepara sua segunda edição trimestral, com novo júri e novidade em categorias.

Além das áreas do primeiro evento – Filme, Imprensa, Outdoor, Mídia, Rádio, Relações Públicas, Mobile, Marketing Direto e Promoção – a nova etapa agrega mais quatro divisões: Ativação, Design, Digital e Eficácia. O júri de Ativação será presidido pelo brasileiro Adriano de Carvalho, diretor-geral da Open and Partners no país. Outro brasileiro lidera Design: Gustavo Greco, diretor da Greco Design – que foi jurado da mesma área no Cannes Lions 2013.

Além das lideranças, importantes nomes reforçam o corpo de avaliadores. Entre eles estão Marcio Ribas, diretor de criação da Neogama/BBH; Adriano Abdalla, diretor de criação da Wunderman; Marcelo Reis, sócio e vice-presidente de criação da Leo Burnett Tailor Made; André Figueiredo, diretor de criação da Fischer & Friends; Ricardo John, CCO da JWT Brasil; Álvaro Rodrigues, sócio e VP de criação da DM9Rio; Hugo Rodrigues, CCO e COO da Publicis Brasil; Emerson Braga, ‎VP de criação da Revolution Brasil; Rodrigo Gonzalez, sócio e presidente da Lua Propaganda; e Fernando Musa, CEO da Ogilvy Brasil. Os jurados da primeira edição também foram mantidos.

Na primeira edição, o Brasil conquistou sete Grands Prix, sendo três da F/Nazca S&S, dois da Giovanni+Draftfcb, um da Greco Design e outro da Borghi/Lowe (leia mais aqui). Todos os premiados da edição passada e das futuras ganham pontos para o Ranking Lusófono da Criatividade, que vai gerar uma premiação especial ao fim de cada ano. Atualmente, a F/Nazca lidera a lista, com a Borghi em segundo e a portuguesa Fuel, em terceiro. Mais informações sobre o festival estão no site do evento.