A ESPM, por meio da ESPM Social, divulgou nesta quarta-feira (27) os vencedores da 11ª edição do Prêmio Renato Castelo Branco de Responsabilidade Socioambiental na Propaganda, que reconhece as agências e empresas responsáveis por desenvolver campanhas e ações com caráter socioambiental e valorização da comunicação consciente na propaganda. A grande vencedora da noite, e que melhor representou o conceito do prêmio, foi a campanha “Meu momento Senna”, desenvolvida pela Ogilvy Brasil para a Allianz Seguros. Além do Grand Prix, a produção foi uma das premiadas na categoria 2º setor – Empresas, com o melhor filme de TV/cinema.

Na categoria Melhor Ação Digital, o prêmio foi para “De onde vem o dinheiro”, da Africa para o Itáu, e o Melhor Anúncio Impresso foi “Câncer de Próstata”, da Heads Propaganda para a Unimed Seguros. Já na categoria 1º e 3º setores – ONGs e Governo, o vencedor foi “Grito de Paz”, desenvolvida pela Fields Comunicação para o Ministério do Esporte.

Para finalizar, a categoria Voto Popular premiou as campanhas preferidas do público, que foram: “Sangue Tipo C”, da Publicis Brasil para a Sangue Corinthiano e “Água é uma joia”, da Coletivo Criativo – Cole para a Montecristo Joias.

À direita, o presidente do júri e presidente da McGarryBowen, Carlos Domingos, com todos os vencedores da noite

O presidente da ESPM, J. Roberto Whitaker Penteado, ressaltou a relevância de ser um prêmio único no país entre tantos outros que a publicidade brasileira constrói e a qualidade dos estudantes que analisaram as campanhas. E lembrou de como o prêmio foi idealizado. “Em palestra aos alunos, Christina Carvalho Pinto foi uma das primeiras pessoas a se referir à responsabilidade social e ambiental da comunicação. Não falar apenas do produto e da honestidade, mas de como a mensagem deve ser passada”.

Em seguida, o presidente do Conselho Deliberativo da ESPM, Armando Ferrentini, destacou a importância do estímulo à publicidade socioambiental, cada vez mais necessária nos dias de hoje, e como a propaganda pode contribuir, através das suas mensagens, para que haja uma preocupação maior do cidadão com o meio ambiente.

Por fim, Ferrentini homenageou a principal idealizadora do prêmio com a entrega de uma placa a Christina Carvalho Pinto. Surpresa e emocionada, Christina primeiramente agradeceu a oportunidade de ter trabalhado com Renato Castello Branco, com quem aprendeu muito durante a sua carreira e o considera um visionário. E aproveitou para passar um recado aos jovens presentes. “Não sejam meninos e meninas obedientes com o sistema predador. Escolham a quem servir e a quem servem as suas ideias. Vejam o todo e o impacto que podem causar com as suas ideias”.

EthicMark Awards

Ao final, Christina destacou o projeto EthicMark Awards, uma das mais importantes premiações mundiais a reconhecer ações de mídia e de publicidade socialmente responsáveis. Os vencedores do 11º Prêmio Renato Castelo Branco de Responsabilidade Socioambiental na Propaganda serão indicados automaticamente para representar o Brasil no evento, que tem parceria com a ESPM

Todas as campanhas vencedoras estão disponíveis no hotsite do Prêmio Renato Castelo Branco de Responsabilidade Socioambiental na Propaganda.

Júri

Os alunos da ESPM Social foram os responsáveis por avaliar e selecionar as campanhas, veiculadas em diversas plataformas, para a premiação. Posteriormente, uma comissão formada por executivos do meio publicitário, professores e acadêmicos fizeram o julgamento. O júri foi comandado pelo presidente da McGarryBowen, Carlos Domingos.