Marçal Neto

AApro (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) promoveu na última terça-feira (8), em São Paulo, o Warm-Up D&AD, evento de aquecimento para o festival. Este ano, o D&AD será realizado entre os dias 21 e 23 de maio em Londres e conta com o apoio da FilmBrazil, projeto de internacionalização da Apro junto à Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O encontro reuniu parte dos jurados e participantes brasileiros do festival para compartilhar suas expectativas para o D&AD 2019.

“De todos os festivais em que estamos, lá é onde conseguimos, de fato, construir uma parceria que vai além da simples cota de participação no evento. Eles são uma associação sem fins lucrativos e têm como missão promover a criatividade mundo afora”, defende Marianna Souza, presidente-executiva da Apro.

A FilmBrazil levará um grupo de produtoras brasileiras associadas ao evento. Também promoverá sessões de screenings em algumas agências locais e um evento de relacionamento restrito aos jurados do festival e players do mercado londrino. A organização do D&AD desenvolve uma série de cursos, talks e mentorias durante o evento, mas também mantém uma agenda durante todo o ano para a promoção da criatividade.

“A parceria começa em Londres, com o festival; e acaba no Brasil, com o Whext. Eles estarão aqui novamente em outubro auxiliando na curadoria, com masterclasses, oficinas, assim como fizemos ano passado”, diz Marianna. O Whext premia profissionais da produção audiovisual publicitária.

O D&AD deste ano terá a maior delegação de jurados brasileiros, são 13 no total. Para Roberto Coelho, sócio-diretor da Satélite Áudio e integrante do júri de Sound Design and Use of Music, esse aquecimento é oportuno porque “traz para o mercado a importância do festival e em que se baseiam os seus critérios, traçando um panorama dos prêmios, julgamento e o papel do Brasil no D&AD” (veja mais detalhes sobre a participação dele no festival na página 35). A participação no festival dá continuidade à estratégia traçada pela FilmBrazil.