Terminou agora há pouco, na Old Truman Brewery, em Londres, com a cerimônia de premiação, o D&AD 2019, festival mundial de criatividade que começou na última terça-feira (21).
No festival que é considerado o mais rigoroso no circuito de prêmios internacionais, o Brasil bateu um recorde com a conquista de 32 Lápis. São três Lápis Amarelos, equivalente a um prêmio de ouro, 10 Lápis Grafite (prata) e 19 Lápis de Madeira (bronze).
A Africa é a agência brasileira, e também de toda a região da América Latina, com o maior número de Lápis em 2019. São nove: um amarelo, quatro Grafite e quatro de Madeira. Em segundo lugar, está a AlmapBBDO com dois Lápis Grafite e dois de Madeira. Há um total de 12 agências brasileiras premiadas neste ano. Em 2018, o Brasil conquistou 25 Lápis e em 2017, foram 15. O melhor resultado até então havia sido em 2016, com 30 Lápis.
O festival deste ano concedeu seis Black Pencils, os Lápis Pretos, equivalentes a Grands Prix. São dois para a campanha “The Truth is Worth It”, da Droga5, dos Estados Unidos, para o jornal The New York Times. Ela venceu nas categorias Campanha de Comerciais de TV e Melhor Texto para Publicidade.
A BWM Dentsu, da Austrália, conquistou Black Pencil na competição de Design Digital, com o case Project Revoice, para a ALSA (Amyothrophic Lateral Sclerosis Association), associação de portadores de esclorose lateral amiotrófica. A Wieden+Kennedy, dos Estados Unidos, conquistou Black Pencil com a campanha “Dream Crazy“, para a Nike.
Os outros dois Black Pencils deste ano são para “Xbox Adaptive Controller“, da Microsoft”, em Design de Produto; e “Viva La Vulva”, da produtora Somesuch e da agência AMVBBDO, de Londres, para a marca de produtos femininos Libresse, premiados competição de Direção de Cena.
Os júris das 35 competições que compuseram o festival deste ano concederam um total de 720 Lápis. O Brasil ficou em quinto lugar no ranking de países mais premiados. Os Estados Unidos lideram com 223, seguidos pelo Reio Unido (158), Alemanha (40) e França (36).
Veja abaixo a relação completa dos 32 Lápis do Brasil
DIGITAL MARKETING
1. Endless Stories, da AlmapBBDO para Getty Images (cat. Campanha Integradas): LÁPIS DE MADEIRA
2. The Endless Ad, da Wieden+Kennedy para Old Spice (cat. Vídeo Online): LÁPIS DE MADEIRA
3. Corruption Detector, da Grey para Reclamae Aqui (cat. Ferramentas Digitais): LÁPIS AMARELO
4.. #MygameMyname, da Africa para Vivo (cat. Uso de mídia social): LÁPIS DE GRAFITE
5. #MygameMyname, da Africa para Vivo (cat. Uso de influenciadores) : LÁPIS DE MADEIRA
DIRECT
6 . TagWords, da Africa para Budweiser (cat. Resposta direta) : LÁPIS DE MADEIRA
7.. Corruption Detector, da Grey para Reclame Aqui (cat. Resposta direta) : LÁPIS DE MADEIRA
8.. Hemoji, da Y&R para Santa Casa (cat. Resposta direta): LÁPIS DE MADEIRA
9. Essa Coca-Cola é Fanta, da David para Coca-Cola (cat. Produto/Serviço): LÁPIS DE MADEIRA
INTEGRATED
10. TagWords, da Africa para Budweiser (cat. Inovação em Mídia): LÁPIS DE GRAFITE
MÍDIA
11. The Dissolving Poster, da BETC/Havas para Habitat (cat. Uso Press/Outdoor): LEAPIS DE GRAFITE
12. Essa Coca-Cola é Fanta, da David para Conrado Tourinho (cat. Eventos): LÁPIS DE MADEIRA
13. Emoji-Fied, da Leo Burnett Tailor Made para Samsung (cat. Uso de influenciadores): LÁPIS DE MADEIRA
PUBLIC RELATIONS
14. Essa Coca-Cola é Fanta, da David para Conrado Tourinho (cat. In-Market): LÁPIS DE MADEIRA
15. #MyGameMyName, da Africa para Vivo (cat. Uso de mídia social): LÁPIS DE GRAFITE
16. The Black Salary Friday, da Leo Burnett Tailor Made para ID_BR (cat. Reactive response): LÁPIS DE MADEIRA
PRESS & OUTDOOR
17. TagWords, da Africa para Budweiser (cat. Campanha mídia impressa): LÁPIS DE MADEIRA
18. Anatomy Lesson, da Z+/Innocean para Hyundai (cat. Campanha mídia impressa): LÁPIS DE MADEIRA
19. TagWords, da Africa para Budweiser (cat. Poster Advertising): LÁPIS DE GRAFITE
20. Mothers – Panda, da Y&R para Greenpeace (cat. Serviço Público): LÁPIS DE MADEIRA
21. Child Labor, da Africa para Dique-Denúncia (cat. Serviço Público): LÁPIS DE MADEIRA
22. TagWords, da Africa para Budweiser (cat. Interactive Poster): LÁPIS AMARELO
BRANDING
23. Radical Woman, da F/Nazca S&S para Pinacoteca (cat. New branding): LÁPIS DE MADEIRA
DIGITAL DESIGN
24. Endless stories, da AlmapBBDO para Getty Images (cat. Website): LÁPIS DE MADEIRA
25. Accessibility Matt, da GTB para Ford (cat. Internet das coisas): LÁPIS AMARELO
26. Corruption Detector, da Grey para REclame Aqui (cat. Plataformas): LÁPIS DE MADEIRA
PRODUCT DESIGN
DIREÇÃO DE ARTE
27. Leica Stealth, da F/Nazca S&S para Leica (cat. Direção de arte para pôster): LÁPIS DE MADEIRA
BRANDED CONTENT
28. Bluesman, da AKQA para Baco Exu do Blues (cat. Filme de ficção 5-30 segundos): LÁPIS DE GRAFITE
29. Endless Stories, da AlmapBBDO para Getty Images (cat. Filme não ficção): LÁPIS DE MADEIRA
FILM ADVERTISING
30. Endless Stories, da AlmapBBDO para Getty Images (cat. Filme interativo): LÁPIS DE GRAFITE
31. The Endless Ad, da Wieden+Kennedy para Old Spice (cat. Inovação): LÁPIS DE MADEIRA
CREATIVITY FOR GOOD
1. Bluesman, da AKQA para Baco Exu do Blues (cat. Advertising/Brand): LÁPIS DE GRAFITE
Leia também:
Apro fortalece parceria com o D&AD
Nova categoria do D&AD premia projeto sobre Alzheimer
Conflito digital exige trabalho colaborativo, diz CCO da Accenture
Criativo da Almap mostra highlights da América Latina no D&AD
AlmapBBDO lidera número de finalistas no D&AD 2019