Após abrir o 21º Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica  com 60  metais (03 Gran Ojos, 17 troféus de Ouro, 20 de Prata e 20 de Bronze), o Brasil fecha a segunda noite da premiação com mais 80 troféus: 03 Gran Ojos, 21 troféus de Ouro, 27 de Prata e 29 de Bronze. As categorias contempladas foram Sustentável, Inovação, Produção Digital, Direct, Experiência de Marca & Ativação, Design, Creative Data e Digital & Social. 

O Brasil somou mais metais em Digital & Social, 19 no total, sendo um GP, sete de Ouro, quatro de Prata e sete de Bronze. Também com um GP, Produção Digital fechou a noite com 12 prêmios, incluindo três de Ouro, três de Prata e cinco de Bronze. O outro GP foi para Creative Data, que terminou com nove metais, considerando dois de Ouro, três de Prata e três de Bronze.

A Grey conquistou dois dos GPs, um com o case Corruption Detector em Digital & Social e outro com The Canceller em Creative Data. O terceiro GP da noite ficou com a Ogilvy pelo trabalho The Voice of Art em Produção Digital. Veja os três abaixo:

https://youtube.com/watch?v=m9jT6nStyCQ

Design adicionou 13 prêmios ao saldo brasileiro: três de Ouro, oito de Prata e dois de Bronze. Direct rendeu 10 prêmios para o país, sendo quatro de Ouro, três de Prata e três de Bronze. Também com 10 troféus, Experiência de Marca & Ativação reuniu quatro de Prata e seis de Bronze. Em Sustentável, os brasileiros ganharam cinco metais, dois de Ouro, um de Prata e dois de Bronze. Já em Inovação, foram apenas dois prêmios, um de Prata e um de Bronze.

Confira a lista de vencedores brasileiros por categoria:

EL OJO SUSTENTÁVEL
ST1 – Responsabilidade Social – Responsabilidade Social Empresarial
Ouro 
– Corruption Detector, da Grey Brasil, para Reclame Aqui. Produtora Savoir Tecnologia, com direção de Gabriel Pinzetta / Diego Campos / Gabriel Rocha

ST2 – Meio Ambiente – Responsabilidade Social Empresarial
Bronze
– Eu sou Amazônia, Campanha de Conscientização Sobre a Amazônia do Google Brasil, para Google Brasil. Produtora O2 Filmes, com direção de Fred Mauro / André D’Elia / Fernando Meirelles.

ST3 – Gênero e Diversidade – Responsabilidade Social Empresarial
Ouro
– Essa Coca é Fanta, da David São Paulo, para Coca-Cola Brasil. Produtora Landia, com direção de Veronica Von Hunefeld.
Bronze
– #MyGameMyName, da Africa, para Telefônica Brasil. Produtora & Associados, com direção de Amadeo Canonico.

ST5 – Meio Ambiente/Bem Público
Prata
– The dissolving pôster, da BETEC São Paulo, para Associação Internacional Habitat para a Humanidade. Produtora Trator Filmes, com direção de Vilão

EL OJO INOVAÇÃO
IN1 – Produto
Prata
– VR Vaccine, da Ogilvy Brasil, para Laboratório Hermes Pardini. Produtora Vetor Zero/Sonido. Diretor/Realizador: Nando Cohen/Luiz Evandro/Lucas Duque.

IN2 – Tecnologia
Bronze
– The Canceller, da Grey Brasil, para Reclame Aqui. Produtora: Gatso. Diretor/Realizador: Gabriel Pinzetta/Diego Campos/André Rocha.

EL OJO PRODUÇÃO DIGITAL
Gran Ojo
– The voice of art, da Ogilvy BRASIL, para IBM Cloud/IBM Brasil. Produtora Bando Studio. Diretor/Realizador: Alexandre Charro/Leandro HBL.

PD1 – Interface e navegação
Ouro
– Endless Stories, da AlmapBBDO, para Getty Images Brasil. Produtora: Stink/Slikland/Punch Áudio. Diretor/Realizador: Squarehead
Bronze
– First Aperture, da AlmapBBDO, para Getty Images Music da Getty Images Brasil. Produtora: Vetor Zero/Lobo/Evil Twuin. Diretor/Realizador: Gabriel Nóbrega

PD2 – Direção de arte
Ouro
– Hermeto – Made of Music, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil. Produtora: Primo/PBA Cinema. Diretor/Realizador: Santi Dulce.

PD3 – Desenho de vídeo
Prata
– VR Vaccine, da Ogilvy Brasil, para Laboratório Hermes Pardini. Produtora Vetor Zero/Sonido. Diretor/Realizador: Nando Cohen/Luiz Evandro/Lucas Duque.
Bronze
– La Pelicula hecha ala la medida, da AlmapBBDO, para Volkswagen Caminhões / Man Latin América Brasil. Produtora: Clan VFX/Punch Audio/Your Mama Films. Diretor/Realizador: Filippo Capuzzi Lapietra.

PD4 – Desenho Global
Bronze
– Re-reborn, da FCB Brasil, para Festival do Clube de Criação 2017. Produtora: Saigon Filmes.

PD5 – Tecnologia
Prata
– Ricky Brasil, da Ogilvy Brasil, para Forbes Brasil. Produtora: Trator Filmes/Nexo.al/StratoStorm/Estúdio Notan/Evil Twin. Diretor/Realizador: Vinícius Cole/Luiz Carvalho/Diego Figueredo.
Bronze
– Eddie Highway, da Wunderman Brasil, para Shell Rimula/Shell Brasil. Produtora: 7Filmes. Diretor/Realizador: Gugu Seppi.

PD6 – Experiência de Usuário
Bronze
– Hermeto – Made of Music, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil. Produtora: Primo/PBA Cinema. Diretor/Realizador: Santi Dulce.

PD7 – Melhor Produção Latina
Ouro
– Endless Stories, da AlmapBBDO, para Getty Images Brasil. Produtora: Stink/Slikland/Punch Áudio. Diretor/Realizador: Squarehead
Prata
– Horizontal x Vertical, para Caminhões Volkswagen, da Volkswagen do Brasil. Produtora: Your Mama Filmes.

EL OJO DIRETO
MD1 – Mailing
Prata
– Inequality Balls, da Africa, para ESPN Brasil.

MD2 – Uso de plataformas digitais
Ouro
– TagWords, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil.

MD3 – Ações em Redes Sociais
Prata
– Hemoji, da Y&R Brasil, para Campanha de Doação de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

MD4 – Uso de data
Ouro
– Corruption Detector, da Grey Brasil, para Reclame Aqui.
Bronze
– Mr. Congressman, Africa, para MTV Brasil
– Nissan´s Follow the Ball, da Lew’LaraTBWA, para Nissan Kicks, da Nissan Brasil.

MD5 – Ações em Via Pública
Ouro
– TagWords, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil.

MD6 – Ações em campo
Prata
– TagWords, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil.

MD8 – Ativação de marca
Ouro
– TagWords, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil.

MD9 – Fidelização ou Construção de Marca
Bronze
– Tutorial Comics, da JWT Brasil, para Tramontina Churrasco, da Tramontina

EL OJO CREATIVE DATA
Gran Ojo – The Canceller, da Grey BRASIL, para Reclame Aqui. Produtora: Gatso. Diretor/Realizador: Gabriel Pinzetta / Diego Campos / André Rocha

CD1 – Melhor visualização com o uso de data
Ouro
– Corruption Detector, da Grey Brasil, para Reclame Aqui. Produtora: Savoir Tecnologia. Diretor/Realizador: Gabriel Pinzetta / Diego Campos / André Rocha
Prata
– TagWords, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil. Produtora: Landia. Diretora/Realizadora: Aline Lata.
Bronze
– Ricky Brasil, da Ogilvy Brasil, para Forbes Brasil. Produtora: Trator Filmes/Nexo.al/StratoStorm/Estúdio Notan/Evil Twin. Diretor/Realizador: Vinícius Cole/Luiz Carvalho/Diego Figueredo.

CD2 – Uso de data em tempo real
Ouro
– Delayed flight break machine, da JWT Brasil, para Kit Kat/Nestlé. Produtora Landia. Diretora/Realizadora: Aline Lata.
Prata
– Nissan´s Follow the Ball, da Lew’LaraTBWA, para Nissan Kicks, da Nissan Brasil.

CD3 – Melhor experiência com o uso de data
Prata
– Delayed flight break machine, da JWT Brasil, para Kit Kat/Nestlé. Produtora Landia. Diretora/Realizadora: Aline Lata.
Bronze
– TagWords, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil. Produtora: Landia. Diretora/Realizadora: Aline Lata.
Bronze
– The Voice of Art, da Ogilvy Brasil, para IBM Cloud/IBM Brasil. Produtora: Bando Estúdio. Diretor/Realizador: Alexandre Charro / Leandro HBL

EL OJO DIGITAL & SOCIAL
Gran Ojo – Corruption Detector, da Grey BRASIL, para Reclame Aqui. Produtora Savoir Tecnologia, com direção de Gabriel Pinzetta / Diego Campos / Gabriel Rocha

DS1 – Online Ad
Ouro
– TagWords, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil. Produtora: Landia. Diretora/Realizadora: Aline Lata.
Bronze
– Human button, da Mcgarrybowen, para Unicef Brasil. Produtora: Fantástica Filmes.

DS2 – Sites
Ouro
– Endless Stories, da AlmapBBDO, para Getty Images Brasil. Produtora: Stink/Slikland/Punch Áudio. Diretor/Realizador: Squarehead
Bronze
– Original writers, da AlmapBBDO, para Hewlett Packard Brasil. Produtora: Base Digital/Cabaret Studio/Malabar Filmes. Diretor/Realizador: Albert Kinkle

DS4 – Aplicações
Ouro
– Audio chords, da Cheil Brasil, para Samsung. Produtora: Volcano Hotmind. Diretor/Realizador: Giancarlo Barone

DS5 – Ações em redes sociais
Bronze
– #wtfRonaldo, da AlmapBBDO, para Snickers/Mars Brasil. Produtora: Sentimental Filmes/RAW Audio. Diretor/Realizador: Marcello Lima
Bronze
– Hemoji, da Y&R Brasil, para Vivo. Produtora: Saigon Filmes. Diretor/Realizador: Dois.

DS6 – Influencers
Ouro
– #wtfRonaldo, da AlmapBBDO, para Snickers/Mars Brasil. Produtora: Sentimental Filmes/RAW Audio. Diretor/Realizador: Marcello Lima
Prata
– The neymarless sponsorhip, da AlmapBBDO, para Gol Linhas Aéreas. Produtora: Saigon Filmes/Satelite Audio. Diretor/Realizador: Dois.

DS7 – Viral marketing
Bronze
– The neymarless sponsorhip, da AlmapBBDO, para Gol Linhas Aéreas. Produtora: Saigon Filmes/Satelite Audio. Diretor/Realizador: Dois.

DS8 – Videos online
Ouro
– Endless Stories, da AlmapBBDO, para Getty Images Brasil. Produtora: Stink/Slikland/Punch Áudio. Diretor/Realizador: Squarehead
Bronze
– La Pelicula hecha ala la medida, da AlmapBBDO, para Volkswagen Caminhões / Man Latin América Brasil. Produtora: Clan VFX/Punch Audio/Your Mama Films. Diretor/Realizador: Filippo Capuzzi Lapietra.

DS9 – Branded content
Ouro
– Endless Stories, da AlmapBBDO, para Getty Images Brasil. Produtora: Stink/Slikland/Punch Áudio. Diretor/Realizador: Squarehead
Prata
– Hermeto – Made of Music, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil. Produtora: Primo/PBA Cinema. Diretor/Realizador: Santi Dulce.
Bronze
– 01.09, da AlmapBBDO, para VW Polo/Volkswagen Brasil. Produtora: O2 Filmes/Punch Audio. Diretor/Realizador: Marcus Alqueres.

DS11 – Uso de data
Prata
– TagWords, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil. Produtora: Landia. Diretora/Realizadora: Aline Lata.

DS13 – Costumer Experience
Ouro
– VR VR Vaccine, da Ogilvy Brasil, para Laboratório Hermes Pardini. Produtora Vetor Zero/Sonido. Diretor/Realizador: Nando Cohen/Luiz Evandro/Lucas Duque.
Prata 
– TagWords, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil. Produtora: Landia. Diretora/Realizadora: Aline Lata.

EL OJO EXPERIÊNCIA DE MARCA & ATIVAÇÃO
EM1 – Experiências e ativações no ponto de venda
Prata
– The most legible label, da Africa, para Ketchup Heiz Brasil
Bronze
– Instagram menu, da DM9DDB, para McDonalds
Bronze
– Job on the Shelf, da DM9DDB, para Walmart Brasil

EM3 – Experiências e ativações em plataformas digitais
Bronze
– Endless Stories, da AlmapBBDO, para Getty Images Brasil.

EM4 – Experiências e ativações em redes sociais
Prata
– Inequaity balls, da Africa, para ESPN Brasil
Bronze
– #wtfRonaldo, da AlmapBBDO, para Snickers/Mars Brasil.

EM5 – Eventos, auspícios e patrocínios
Prata
– The neymarless sponsorhip, da AlmapBBDO, para Gol Linhas Aéreas.
Bronze
– SportsCenter emoji-fied, da Leo Burnett Tailor Made, para Samsung

EM6 – Lançamento
Prata
– Volvo Live Reviews, da Grey Brasil, para Volvo XC60/Volvo Brasil

EM7 – Posicionamento
Bronze
– Inequality Balls, da Africa, para ESPN Brasil.

EL OJO DESIGN
DG2 – Meios Impressos de Comunicação
Prata
– Original writers, da AlmapBBDO, para Hewlett Packard Brasil

DG3 – Editorial
Prata
– 100 coisas para fazer no Brasil antes de morrer, da FCB Brasil, para Estadão
– O livro do gato curioso, da AlmapBBDO, para Mars Pet – Whiskas
– Original writers, da AlmapBBDO, para Hewlett Packard Brasil

DG4 – Digital
Ouro
– Endless Stories, da AlmapBBDO, para Getty Images Brasil.
Bronze
– Instagram menu, da DM9DDB, para McDonalds

DG5 – Artigos promocionais
Ouro
– Inequality Balls, da Africa, para ESPN Brasil.
Prata
– Hermeto – Made of Music, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil.

DG6 – Design de produto
Prata
– Inequality Balls, da Africa, para ESPN Brasil.

DG7 – Packaging
Ouro
– The most legible label, da Africa, para Ketchup Heiz Brasil
Prata
– Hermeto – Made of Music, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil.

DG10 – Design de Experiência de marca
Prata
– Hermeto – Made of Music, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil.
Bronze
– Inequality Balls, da Africa, para ESPN Brasil.