Divulgação

Terminou na noite desta última quinta-feira (27) em Londres, no Troxy, espaço para eventos em um prédio arte déco, de 1933, que já foi o maior cinema da capital inglesa, a cerimônia de premiação do D&AD 2017. Foram entregues 732 Lápis sendo cinco Black Pencils, 62 Yellow Pencils, 180 Graphite Pencils e 485 Wood Pencils.

Considerado o festival “mais rigoroso” da publicidade mundial, o D&AD recebeu cerca de 12 mil inscrições, que reuniram aproximadamente 26 mil trabalhos avaliados por 250 jurados  divididos em 26 áreas de categorias profissionais. O Black Pencil ou Lápis Preto é equivalente a um Grand Prix enquanto o Lápis Amarelo tem peso de um prêmio de ouro, o de Grafite a um de prata e o de Madeira, a bronze.

Entre os 14 prêmios conquistados pelo Brasil, um é Lápis Amarelo, um é de Grafite e 12 são de Madeira. O Brasil inscreveu cerca de 700 peças e ficou na 12a. posição no ranking de países em comparação com o quinto lugar do ano passado (30 Lápis – um Branco, sete de Prata e 22 de Madeira) e com o terceiro lugar de 2015 (44 Lápis – Três Amarelos, 10 de Grafite e 31 de Madeira).

O escritório de São Paulo da AQKA conquistou um Lápis de Grafite com o trabalho “Hunt on the News”, sobre a série “Narcos”, com a história de Pablo Escobar, para o Netflix. Mas, o trabalho foi inscrito pela AKQA de Londres e o prêmio, pela organização do festival,  pertence ao Reino Unido. A AKQA do Brasil informou ter solicitado a transferência da premiação, mas a mesma não foi confirmada até o momento.

Com 182 Lápis, pela primeira vez os Estados Unidos superaram o Reino Unido (164 prêmios) nas competições do D&AD. A Austrália ficou em terceiro lugar com 54 Lápis e a Clemenger BBDO, de Melbourne, é a agência mais premiada do festival.

Entre os cinco Black Pencils deste ano, dois são para o comercial “We’re the Superhumans”, do Channel 4, sobre os Jogos Paralímpicos da Rio 2016. Um deles foi na categoria Filme para Publicidade conquistado pelo Creative4, o grupo de criativos do Channel 4. O outro, em Crafts for Advertising, foi conquistado pela produtora Bllink na categoria Comerciais com duração de 12 segundos a 240 segundos.

O terceiro Black Pencil da noite foi para o case “Meet Graham”, da Clemenger BBDO, inscrito em PR/Integrated, com o desenvolvimento de um personagem remodelado a partir da anatomia humana para sobreviver aos acidentes de trânsito.

A INGO de Estocolmo também conquistou Black Pencil com o campanha “Número da Suécia”, desenvolvida para The Swedish Tourist Association, em um trabalho no qual pessoas de qualquer lugar do mundo podiam ligar para um número específico da campanha e serem atendidas aleatoriamente por noruegueses de várias regiões. O quinto Black Pencial é da alemã Serviceplan por um trabalho desenvolvido em parceira com a Dot Incorporation, da Coreia do Sul, que criou o DOT, o primeiro smartwatch em braile.

Veja a seguir a relação completa dos trabalhos brasileiros que vão receber Lápis do D&AD:

1. Dog Channel (Canal do Cachorro), da AlmapBBDO para Pedigree (Uso de mídia exterior) – LÁPIS AMARELO

2. . Kobe`s Rules Book, da Africa paa ESPN (Direção de Arte em Direct) –   LÁPIS DE MADEIRA

3. Doe as barras, da J.Walter Thompson para Atados (Ferramentas Digitais)  –  LÁPIS DE MADEIRA

4. Doe as barras, da J. Walter Thompson para Atados (Uso de publicidade online)  –  LÁPIS DE MADEIRA
5. Infinitas Possibilidades, da AlmapBBDO para Getty Images (Press Advertising)  –  LÁPIS DE MADEIRA
6. Tudo em Preto e branco, da F/Nazca S&S para Leica Gallery (Poster Advertising)  –  LÁPIS DE MADEIRA
7. Tudo em Preto e branco, da F/Nazca S&S para Leica Gallery (Comercial de Cinema)  –  LÁPIS DE MADEIRA
8. Tudo em Preto e branco, da F/Nazca S&S para Leica Gallery (Animação)  –  LÁPIS DE MADEIRA
9. Portões, da AlmapBBDO para Caminhões Vokswagen (Press Advertising)  –  LÁPIS DE MADEIRA
10. Ignorando a História, da Africa para ACNUR (Press Advertising)  –  LÁPIS DE MADEIRA
11. Pina_, da F/Nazca S&S para Pinacoteca (Applied Print Graphics)  –  LÁPIS DE MADEIRA
12. School Zone Radio, da Africa para Suzuki (Uso inovador de Rádio)  –  LÁPIS DE MADEIRA
13. Stone Milk, da FCB para Clube de Criação (Design Gráfico)  –  LÁPIS DE MADEIRA
14. Mindchanger Workout, da Ogilvy para Jogos Paralímpicos (Uso de RP) –  LÁPIS DE MADEIRA