Divulgação

Considerado um dos principais eventos criativos da região, o Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica tem um objetivo muito claro: dar destaque à cultura, criatividade, publicidade, comunicação e ao marketing regional. E, para manter essa característica, a organização ampliou e subdividiu as categorias do evento. Neste ano, o El Ojo acontecerá entre os dias 4 e 6 de novembro, no Hotel Hilton de Buenos Aires.

A categoria “El Ojo Cinema/TV”, por exemplo, foi ampliada e apresenta um novo formato, dando espaço às peças desenvolvidas para serem exibidas em plataformas online e telas não convencionais. As já clássicas categorias correspondentes a produtos e serviços se juntam às de “Comerciais Online”, “Conteúdo Desenvolvido para Cinema”, “TV e Plataformas Online” e “Comerciais e Conteúdo Desenvolvido para Telas Não Convencionais” – nesta categoria, somente serão aceitas peças criadas para serem transmitidas em telas exteriores, circuitos fechados, cerimônias e conferências. Não vão poder participar peças que tenham sido criadas para serem exibidas em cinema, TV ou internet.

Por outro lado, acompanhando o avanço da indústria, tecnologia e comunicação, este ano serão implementadas três categorias no El Ojo Inovação, prêmio que no ano passado não apresentava divisões. Este prêmio, criado em 2014 com o objetivo de destacar ideias e implementações tecnológicas, permite a criativos, tecnólogos, profissionais de marketing e comunicadores em geral transmitir sua mensagem em novas formas.

Levando em consideração as inscrições do ano passado, a edição deste ano apresenta agora as categorias de Produto (que são peças físicas que demonstrem inovação), Tecnologia (trabalhos nos quais a essência da inovação se encontra no desenvolvimento tecnológico) e Protótipo (peças em etapas de pré-produção ou gestação da ideia).

Em 2015, também foram implementadas modificações no El Ojo Sustentável. As duas categorias do ano passado, Social e Eco, foram subdivididas em Saúde, Responsabilidade Social, Meio Ambiente e Produtos Sustentáveis. “O mundo da comunicação é muito dinâmico, está em constante transformação, e um festival como o El Ojo tem o dever de se atualizar e de acompanhar todo esse ritmo”, afirma Santiago Keller Sarmiento, presidente do festival.

Em relação ao sistema de votação, assim como nos últimos cinco anos, o El Ojo contará com duas etapas. A primeira será totalmente online, na qual mais de 300 profissionais de toda a região escolhem os finalistas. Já na segunda, os júris especiais compostos pelos presidentes de cada prêmio terão o trabalho de escolher os melhores de cada categoria, além dos Grands Prix.