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O Brasil conquistou cinco Leões em Digital Craft no Cannes Lions 2018, mais do que o dobro do ano passado, quando apenas “Nosferatu”, da AlmapBBDO para Getty Images, ganhou ouro e prata. “Ricky Brasil”, o robô corrupto digital criado pela Ogilvy em parceria com a Nexo para a Forbes, conquistou dois Leões, sendo um de ouro e outro de bronze. A Ogilvy também levou bronze com o case “VR Vacina”, desenvolvido para Hermes Pardini. Há mais dois Leões de bronze para a Grey na categoria com “The  Canceller” para Reclame Aqui.

Segundo Saulo Rodrigues, jurado brasileiro na categoria, toda a discussão do júri girou em torno de como usar o craft para elevar a emoção e não usar só a tecnologia  pela tecnologia. O Grand Prix ficou com o vídeo “Aeronaut VR”, uma experiência imersiva com uma banda de música criada pela Isobar de Nova York para Aeronaut Music Experience. “É como usar arte e ciência e entregar uma alma com tecnologia. Esse prêmio é basicamente isso”, falou Rodrigues, diretor-executivo de criação da R/GA.

Rodrigues contou que os jurados ficaram apaixonados por “Ricky Brasil” desde o primeiro dia, pela força do storytelling, e também por “The Canceller”. “Todos saíram com a sensação de ‘quero ter esse serviço onde moro’. Esse é um efeito muito poderoso. Todo mundo foi fã de Ricky Brasil no dia 1, foi unanimidade desde o shortlist. VR Vacina já tinha sido inscrito no ano passado, mas uma nova regra do festival permite que quando você inscreve em outra categoria pode inscrever no próximo festival. Até por isso não ganhou muito,  mas a gente quis celebrar a ideia dando um bronze”, destacou o criativo.

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