O presidente da Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade), Dalton Pastore, questionou como a prefeitura irá fiscalizar os painéis indicativos presentes no comércio e que, segundo ele, poluem muito mais a cidade que qualquer outro tipo de mídia exterior. “Se o comércio continuar como está, chegaremos em mais uma pizza. A prefeitura terá feito muito barulho por nada”, disse Pastore. Em contrapartida, a assessoria de comunicação da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras afirmou que até meados de fevereiro estará no ar um site para que os comerciantes recadastrem seus imóveis, dessa forma, a prefeitura saberá que tipo de anúncio o estabelecimento poderá ter. O recadastramento poderá ser feito até 31 de março e os proprietários deverão informar o tamanho da testada (fachada) do imóvel. Para imóveis com até 10m, a placa terá 1,5m². Imóveis entre 10 e 100m poderão ter anúncios com até 4m² e, acima de 100m, indicativos de 10m², separados por um espaço de 40m cada. Depois de contabilizados os cadastros, os primeiros alvos da prefeirtura serão os que não passaram as devidas informações. Cerca de 80 mil estabelecimentos terão de fazer o recadastramento, que já pode ser efetuado nas subprefeituras de cada região.
Claudia Pereira