Entender melhor um mercado que está em constante mutação. É esse será o principal desafio de Guilherme Ribenboim, diretor-geral do Twitter Brasil e novo presidente do IAB (Interactive Advertising Bureau). Ele assumirá o cargo a partir de janeiro do próximo ano e substituirá Rafael Davini, que integrará a presidência do Conselho Consultivo.
“Pelo fato de estarmos lidando com um mercado que fica complexo a cada dia, nosso desafio será entender melhor esse universo para onde olhamos e, claro, fomentar o mercado, que é a nossa principal função”, diz. “Nós somos a ponte entre o anunciante e o veículo e temos que criar uma linguagem que seja única e que possa construir valores”, completa.
Outro plano de Ribenboim para o próximo ano é manter a agenda de eventos. “O IAB virou uma referência quando o assunto são os eventos digitais e eles são de extrema importância para este mercado”, conta. Além disso, diz o presidente eleito, é intensificar o trabalho de treinamento dentro da instituição.
“O treinamento serve justamente para entendermos esse mercado dinâmico”, destaca. “Temos que entender que não podemos configurar a mídia digital apenas como uma mídia de performance, pois o que fazemos no dia a dia nada mais é do que storytelling”, diz.
Além de Ribenboim, a nova diretoria executiva também conta com Alberto Osorio, Sales Manager do Google Brasil, como VP financeiro, Marcelo Passos, VP de Atendimento da DM9DDB, como VP de Agências, e Eduardo Becker, diretor da Central Globo de Comercialização de Mídias Digitais, como VP de Veículos. Já Cristiane Camargo, atual diretora de Operações do IAB, continuará à frente da área.
PESQUISA
O IAB lançou, na semana passada, o estudo “Brasil conectado – hábitos de consumo de mídia”, que revelou, entre outras coisas, que a internet continua sendo o meio mais utilizado entre os brasileiros. De acordo com a pesquisa, a rede mundial de computadores continua sendo o canal mais importante, ultrapassando outras mídias offline: aproximadamente nove em 10 dos brasileiros (87%) considera a internet um meio muito importante, enquanto um pouco mais da metade (54%) considera a TV muito importante.
Além disso, 75% da audiência online brasileira utiliza regularmente pelo menos um de seus dispositivos eletrônicos, como computador, smartphone ou tablet, enquanto assiste TV. A publicidade online também continua a impactar o comportamento de compra no Brasil. O estudo revelou ainda que 69% dos entrevistados concordam que essa forma os motivou a procurar informação extra sobre o produto/marca oferecido.