Fundada há cerca de três anos pela socióloga Laura Chiavone, a Limo Inc tornou-se referência no mercado de pesquisa ad hoc no mercado brasileiro. Nesse período desenvolveu mais de 70 projetos de planejamento, a maior parte deles para identificar comportamento, tendências e conhecimento do consumidor para clientes como Ambev, Renault, Casas Bahia, Grupo Jereissati, Adria, O Boticário, Philips, Africa, WMcCann, Kraft Foods, F/Nazca S& S, por exemplo, para aproveitamento em estratégias de comunicação de marketing.

Agora, Laura está investindo em estudos proprietários sob a bandeira “Prêt à Porter”, uma espécie de pronta entrega regular de pesquisas para assinantes. O primeiro estudo foi concluído na semana passada: “Pais reahb”. Laura explica que o resultado surpreende. “O modelo de pai que temos hoje é bem diferente do passado. A força não é o melhor instrumento para educar, mas o diálogo. Esse homem vive sob um novo domínio matriarcal e se acomoda como pode a essa nova realidade. Ele divide tarefas caseiras com uma naturalidade improvável há alguns anos. Buscamos ouvir como as pessoas reagem e, principalmente, como esse homem se contextualiza na sociedade. Esse perfil antropológico é essencial para que campanhas destinadas à ala masculina tenham esse cuidado na abordagem. É um pai que deixou de ser herói para virar amigo”, explicou Laura, que está disponibilizando gratuitamente este primeiro estudo de prateleira, por assim dizer, no site www.limoinc.com.br.

Ela acrescenta: “Foram muitos os motivadores que nos levaram a desenvolver este produto: produzir conhecimento de forma ágil, disponibilizar de imediato relatórios para os nossos clientes, abrir a possibilidade para empresas de médio e pequeno porte terem acessos aos nosso estudos”.

Zeppelin

Um olhar para consumo e consumidores com “insights e riqueza à profundidade antropológica”, é a base da metodologia Zeppelin, outro lançamento da Limo Inc. Usa como inspiração o dirigível que permitia um “olhar dE cima para o todo”. Para Laura “o método é complementar às já reconhecidas técnicas antropológicas de investigação.  E permite que se faça a geração de informações de maneira vasta e ampla em termos de cobertura de assuntos e amostra de consumidores. Traz também uma visão ampla, um zoom out, uma abrangência de conhecimento, por meio de uma amostra maior que as tradicionais qualitativas.  As entrevistas são pessoais, por telefone, por email, por MSN, por skype, de acordo com a afinidade e conveniência do entrevistado”, afirmou. “Esta metodologia nos permite ampliar o escopo do target em questão, dos assuntos-chave do projeto e do tamanho da amostra, possibilitando uma maior consistência no conhecimento obtido. Criar novas maneiras de trabalhar é parte da essência do nosso trabalho. Ou seja, se nenhuma das técnicas conhecidas atendem ao que o nosso cliente precisa, nós criamos uma técnica nova”, finalizou.

por Paulo Macedo