Sabe-se que mais de 2/3 dos problemas de qualquer natureza são decorrentes da má comunicação ou da ausência dela (Element5 Digital/Unsplash)

Este artigo é dirigido aos prefeitos eleitos e aos que estão prestes a se eleger para liderar a administração de cidades por 4 anos, a partir de 2021. Antes de mais nada, receba os parabéns pela coragem de se postular ao cargo e pela vitória.

Realmente não é fácil administrar uma cidade. É o cargo em que o eleito estará mais próximo daqueles que o elegeram, sendo cobrado diariamente pelos seus atos, por aquilo que faz e, principalmente, por aquilo que não faz. Uma administração de alta exposição e, por consequência, de muita cobrança.

Como evitar aborrecimentos? Não sou especialista em administração pública e não tenho a pretensão de posar de sabichão aqui. Vou apenas me basear no bom senso para chegar num ponto que, esse sim, posso opinar com propriedade.

Pois bem, as primeiras dicas são óbvias: paute sua administração pela ética e honestidade incondicionais; faça um planejamento de ações dentro da realidade do seu município; cerque-se de colaboradores igualmente comprometidos por um trabalho duro, ético e honesto; procure soluções inovadoras e criativas; seja transparente e dedique muita atenção à comunicação e ao engajamento da população.

Sei que simplifiquei demais uma função tão complexa, mas fiz isso para chegar no último ponto, que considero de grande importância: a transparência, a boa comunicação e o engajamento.

Sei que os recursos são escassos, o que leva alguns dirigentes municipais a ver a comunicação e as ações de engajamento como secundárias. O prefeito terá de cuidar de assuntos mais importantes, como educação, saúde, segurança, vias públicas, zeladoria…

Sim, é verdade, mas não pense que a comunicação e as ações de engajamento sejam menos importantes. Sabe-se que mais de 2/3 dos problemas, sejam eles de qualquer natureza, são decorrentes da má comunicação ou da ausência dela. Uma comunicação competente – clara e consistente – evita problemas, dá transparência à administração pública e faz as atividades fluírem melhor. O mesmo ocorre com os eventos, os programas de incentivo, as ações de engajamento e de ativação.

Uma cidade deveria ser encarada como uma empresa que tem como acionistas os cidadãos. Como uma empresa, a cidade deveria ter um planejamento estratégico de 4 anos, com ações distribuídas a cada ano, com metas claras e alocação criativa de recursos.

Dentro do espírito de engajamento, o bom administrador deve ter parceiros estratégicos. Desde aqueles dispostos a empreender na cidade, passando por outros convencidos a doar recursos e tempo para a cidade, chegando até à população em geral, alinhada com a administração municipal.

Isso tudo se faz com uma boa comunicação, com a organização de ações tendo a participação da sociedade. Pense com carinho nos eventos, caro prefeito. Os eventos, sejam eles culturais, sociais/comunitários ou esportivos, ajudam a engajar, mobilizar e tornar mais agradável a vida de cada cidadão.

Além do público final, é preciso se comunicar com todos os stakeholders. Os vereadores, o empresariado, os líderes comunitários, os influenciadores, todos enfim. Abra espaço para ouvir atentamente esses públicos.

Sei que, mais uma vez, estou simplificando algo bastante complexo. Até porque a administração pública é uma função política, que conta com simpatizantes, mas também com detratores e opositores.

Mais uma vez, a transparência decorrente de uma comunicação clara e competente ajudará a passar a mensagem inequívoca e a inibir os contrários. Procure contar com profissionais especializados para administrar sua comunicação, eventos e ações de engajamento.

O sucesso da sua gestão depende, logicamente, do conjunto de ações que serão viabilizadas ao término dos quatro anos de mandato. Mas dependerá também de uma prestação de contas bem feita, obtendo uma percepção adequada de tudo o que se fez. Que as boas intenções e a boa comunicação estejam com você. Sucesso!