O 21º Festival Mundial de Publicidade de Gramado começou na última quarta-feira (7) com a palestra “O Trilema Digital”, ministrada por Walter Longo, presidente da Abril. Ele apresentou as questões de Exteligência (não há necessidade de decorar, temos tudo no celular e não há criatividade ou geração de insights), Tribalismo (só fazemos o que queremos e só seguimos aqueles que possuem as mesmas opiniões que a gente)  e Compartilhamento  (vivemos o momento em que é bacana compartilhar tudo, mas isto terá consequências para o modelo econômico atual).

Falando sobre os trilemas, pois não os julga como problemas, Longo apontou os desafios, responsabilidades e impactos que o universo digital traz para a sociedade e a economia. Longo concluiu com a ideia de que ser sustentável é contribuir com inteligência e criatividade,abraçar o contraditório, colocar ideias na cabeça e fazer diferente para fazer a diferença.

Cristina Lima/PUCRS

No mesmo dia, o tema principal “Nunca a diferença fez tanta diferença” foi abordado pelo publicitário Sergio Gordilho, copresidente e CCO da Agência África. “Hoje estamos aqui para celebrar uma das marcas mais expressivas do DNA brasileiro e latinoamericano: a criatividade. Sem entender e dialogar com as diferenças não há engajamento e sem engajamento não há comunicação. Não aceitar as diferenças é não aceitar o futuro”, disse.

Promovido pela ALAP (Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade), o 21° Festival Mundial de Publicidade de Gramado homenageou o diretor geral da Rede Globo e patrono deste ano, Carlos Henrique Schroder, com o Troféu Mérito Gramado. O diretor de novos negócios da Rede Globo, Willy Haas, recebeu o título de Cidadão Latino-Americano das Comunicações.

Também foi entregue a Láurea Roberto Civita ao presidente emérito do Grupo RBS, Jayme Sirotsky, por sua trajetória e luta pela liberdade de imprensa, representado na cerimônia por Eduardo Sirotsky Melzer, presidente do Grupo RBS.

Mais de 30 nomes de vários estados brasileiros e de países da América Latina receberam reconhecimento pelos serviços prestados em benefício da profissionalização e desenvolvimento da atividade publicitária na América Latina.