O príncipe Henry Charles Albert David, ou príncipe Harry, o terceiro na sucessão ao trono britânico, foi o escolhido para renovar a imagem do Reino Unido perante ao mundo e dar à tradicional ilha britânica a imagem de um país moderno e inovador. A figura da rainha e dos castelos cuidadosamente preservados são importantes pilares da identidade inglesa, mas o país quer fortalecer atributos como ciência e a alta tecnologia desenvolvida por suas empresas. “As pessoas veem o Reino Unido como um lugar tradicional e envelhecido. Harry, com sua jovialidade, é um bom representante de um país inovador, esportista e criativo”, afirmou John Doddrell, cônsul geral e diretor de negócios e investimentos do Reino Unido no Brasil, em entrevista ao propmark.
A primeira visita do príncipe ao Brasil marcou o lançamento da campanha “Great”, realizada pelo governo inglês para promover o Reino Unido como um destino para os turistas e, principalmente, para as companhias estrangeiras. O monarca esteve no país como embaixador do comércio britânico com o objetivo de fortalecer as parcerias comerciais com o Brasil, que tem no Reino Unido seu quarto maior investidor externo. “Queremos mostrar que a Grã-Bretanha é um ótimo lugar para fazer negócios”, reforçou Doddrell.
Como extensão da “Great”, entre outubro e março de 2013, o Brasil receberá mais de 100 eventos nas áreas de cultura, comercial e educacional pelo programa UK Brasil Season, que serão realizados em 12 cidades brasileiras. Essa é a maior campanha publicitária da história do Reino Unido e está sendo lançada globalmente com o propósito de maximizar os investimentos econômicos que aquele país irá receber em 2012, ano do Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth II (que completa 60 anos de reinado) e dos Jogos Olímpicos de Londres.
Copa de polo beneficente
Na tarde deste domingo (11), em seu último compromisso oficial no Brasil, Harry participou da Royal Salute Sentebale Polo Cup, evento para arrecadar fundos para a organização Sentebale, fundada por ele para apoiar crianças órfãs em Lesoto, território independente na África do Sul. Os convidados pagaram US$ 1 mil para assistir ao evento. Harry chegou em uma carruagem ao campo do Haras Larissa, próximo a Campinas, pontualmente às 12h25. Em outra carruagem, parte da comitiva, estavam a apresentadora Glória Maria e a modelo Fernanda Motta, que fez a entrega de premiação.
Embora o príncipe não tenha marcado nenhum gol, o time liderado por ele venceu por 6 a 3 o St. Regis, capitaneado pelo argentino Nacho Figueiras. No primeiro tempo da partida, quando o paquistanês Bash Kazi do time adversário sofreu um tombo, Harry foi o primeiro a saltar do cavalo para socorrer o jogador. Kazi, que chegou a ser atendido por uma ambulância, mas não se feriu, disse após o jogo que o príncipe era um “gentleman”. Ao subir ao pódio para receber o troféu, o jogador ganhou um beijo na bochecha da modelo Fernanda Motta. Após a entrega, descontraído, fez sinal de positivo para jornalistas e convidados.
Essa é a terceira edição da Copa de Polo da Sentebale e é a primeira vez que o encontro ocorre no Brasil. O evento contou com a presença de 450 convidados, entre personalidades do mundo dos negócios e do mercado de luxo. Após o jogo, o príncipe juntou-se a 200 convidados para um almoço.
A marca de uísques de luxo Royal Salute, do portfólio da Pernod Ricard, e a luxuosa rede St. Giles Hoteis & Resorts são as patrocinadoras oficiais do evento no mundo. A edição brasileira também contou com o apoio de Nespresso, Land Rover e AOL.