O Procon-SP notificou a PepsiCo do Brasil pela promoção “Pode ser Pepsi em dobro”, que oferecia um refrigerante a mais na compra de uma bebida da marca. Conforme noticiado pelo propmark (leia mais aqui), diversos consumidores apresentaram queixas nas redes sociais sobre a dificuldade em encontrar o produto disponível nos pontos de venda, o que levou redes varejistas como Extra e Pão de Açúcar a se desculparem publicamente com anúncios publicados no jornal O Estado de S.Paulo; além de, em alguns casos, serem oferecidos produtos concorrentes à Pepsi, como uma Coca-Cola, para se fazer valer a ação proposta pela empresa.
Leia abaixo, na íntegra, o comunicado divulgado pelo Procon sobre o caso:
“A Fundação Procon-SP notificou nesta segunda-feira, 12/09, o fabricante de bebidas PepsiCo do Brasil Ltda solicitando esclarecimentos sobre a promoção Compre uma Pepsi e Ganhe Outra Igualzinha realizada no último final de semana (10 e 11 de setembro).
De acordo com notícias divulgadas pela mídia, o estoque destinado pela empresa para atender à promoção, que garantia que na compra de uma Pepsi o consumidor levaria outra igual, esgotou-se rapidamente já nas primeiras horas do sábado, dia 10.
O Procon-SP solicitou à empresa esclarecimentos sobre a quantidade de produtos distribuídos para atender os pontos de venda e como pretende atender àqueles consumidores que não conseguiram fazer a compra nos termos da promoção.
Após o cumprimento da convocação, o Procon-SP avaliará as explicações prestadas pela empresa, que poderá responder processo administrativo, assegurada ampla defesa, podendo ao final deste ser multados, com base no artigo 57 da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor)”.