Nesta sexta-feira (16), comemora-se o Dia Mundial da Voz, ferramenta fundamental quando o assunto é comunicação. No entanto, ao contrário de muitos setores, esse mercado tem apresentado uma grande procura por parte de empresas.

De acordo com Larissa Mazieiro, diretora de Comunicação Social do Clube da Voz, esse aumento ocorreu porque o período atual gerou uma necessidade maior de comunicação interna e externa nas empresas como protocolos sanitários, comunicados de fechamento, retomada, entre outros.

“Com a impossibilidade de captação de imagens e de eventos presenciais, a voz se tornou ainda mais essencial na comunicação”, disse.

Com base nos dados dos últimos seis meses, obtidos por meio do pedido de orçamento no site do Clube da Voz, a média é de 235 solicitações mensais de orçamentos diretos para os locutores associados.

Média de 235 solicitações de orçamento por mês (Unsplash)

Locutores que, de uns anos para cá, ganharam uma concorrência: os influenciadores. Mazieiro concorda que muitos clientes optam pelas vozes famosas, mas avisa que o locutor profissional tem lá as suas vantagens.

“O locutor profissional tem seu diferencial na interpretação mesmo na hora de fazer uma ‘voz comum’, além da agilidade na entrega desse material, no entendimento de um briefing e também na qualidade de sua captação com equipamentos e estúdios profissionais”, afirmou.

ESCOLHA DA VOZ
Larissa explica que a voz está quase no fim da linha produtiva de uma campanha. No caso de um cliente de grande porte, por exemplo, tudo começa na agência, passando pela produtora de vídeo e, depois, a de áudio. “E é nela, que na maioria das vezes, a locução acontece. A produtora de áudio, baseada no clima da campanha, escolhe algumas vozes que se encaixam no perfil daquela peça para que a agência, junto com o cliente, escolham a voz ideal para a campanha”, revela.

O profissional escolhido, Mazieiro explica, recebe o texto e todas as instruções para chegar no resultado final esperado pelo cliente. “Não é um trabalho fácil. Tanto para quem precisa escolher a voz perfeita para aquele momento como para o profissional que precisa entender perfeitamente o que o cliente quer e executar com perfeição seu trabalho”, disse. “É como um quebra-cabeças onde todas as peças (Ideia, imagens, trilha e voz) precisam se encaixar perfeitamente para um bom resultado”, completa.