O El Ojo de Iberoamérica 2019 revelou nesta quarta-feira (6) os vencedores de sete categorias, entre elas Produção de Áudio e Som. A competição foi presidida por Vellas, sócio e diretor da Saigon. Foram premiados 15 cases, entre eles oito brasileiros: 1 GP, 2 Ouro e 5 Prata.

O case “The beatbox Catalogue”, criado pela Artplan e produzido pela Play It Again Som&Imagem para Etna ganhou o Gran Ojo. No filme, Caio Beatbox é desafiado a anunciar a maior quantidade possível de ofertas em um tempo limitado.

Criados pela Africa, o “Listen to the Ocean”, produzido pela H.A.M/nyc, conquistou Ouro, e o “Born Free”, com produção da Quiet City Music+Sound, conquistou Prata. O trabalho “Thirty Five” para a Y&R também ganhou Ouro.

Com Prata aparecem ainda “Vagalume” (Loud/Publicis), “The Invisible Launch” (Blood Audio/Tech and Soul), “Sounds of Future Ocean” (Bandeira 8/Disney) e “Vidrio” (Alma11:11Audio/Iris São Paulo).

Vellas, que também presidiu Produção Audiovisual, destacou algumas coisas que chamaram atenção, por exemplo, peças que foram premiadas em outros festivais, mas não nessa edição do El Ojo e o inverso. “Sempre há muita polêmica, porque às vezes fica subjetivo e cada um entende de uma forma, e onde tem maior parte de discussões. O GP que ganhou prima a simplicidade, algo que é sempre bom na hora de contar uma história”, disse.

Confira todos os ganhadores, com destaque para os brasileiros.

“Thirty Five”, produzido pela Fauna e com criação da Y&R para Athos GLS, conquistou Ouro
 PRODUÇÃO DE ÁUDIO E SOM: 15 vencedores e 8 do Brasil
 GP:  The beatbox Catalogue, criado pela Artplan com produção pela Play It Again Som&Imagem para Etna
 PS1 – Uso de música original
BRONZEThe come back, de Ogilvy México para Cruz Roja de Cruz Roja Mexicana. Pa: Oriental Films/Oriental Films. D: Boki Y Chelo . México
PRATAVidrio. Para los que abrillantan el mundo, de Iris São Paulo para Abividro de Abividro. Pa: Alma11:11Audio Co./Iris São Paulo. D: Guimel Salgado
OUROThe beatbox catalogue, de Artplan para Etna de Etna. Pa: Play It Again Som&Imagem /Artplan. D: N/A. Brasil
PRATAThe invisible launch, de Tech And Soul para C6 Bank de C6 Bank. Pa: Nomads/Tech And Soul. D: Robert Orlich
  
 PS2 – Música adaptada
OUROThirty five, de Young & Rubicam Brasil para Athos GLS de Athos GLS . Pa: Tesis/Young & Rubicam Brasil. D: Del
PRATABorn free, de Africa para Budweiser de AmBev Brasil. Pa: Quiet City Music+Sound /Quiet City Music. D: Douglas Bernardt
BRONZE¿A qué estamos jugando?, de DDB España para Volkswagen de Volkswagen España. Pa: Garlic Films/DDB España. D: Gabe Ibáñez. España
PRATAVagalume, de Publicis Brasil para Bradesco de Bradesco Brasil. Pa: Loud/Zombie Studio. D: Paulo Garcia.
  
 PS3 – Diseño y efecto de sonido
PRATASounds of future ocean, de The Walt Disney Company Latin America para National Geographic de The Walt Disney Company Latin America. Pa: Bandeira 8/The Walt Disney Company Latin America.
OUROHéroes de hoy, de DDB España para Iberia / Correos / Telepizza / LaLiga / 11811 / Baviera de Iberia España / Correos / Telepizza España / LaLiga / 11811 / Baviera. Pa: Garlic Films/Garlic Films. D: BRBR. España
BRONZEFuerza, de BBDO Argentina para Ford de Ford Argentina. Pa: Primo/Primo / Papamusic. D: Nico Perez Veiga. Argentina
  
 PS4 – Jingle
BRONZETurning hate Into songs, de Santo Buenos Aires para Sprite de Coca-Cola Argentina. Pa: Anonymous Content/Santo Buenos Aires. D: Karim Ho Doo. Argentina
  
 PS5 – Mejor Producción de Audio & Sonido Latina
PRATABrothers, de Service Plan para BMW de BMW. Pa: Big Kahuna Filmes/SONIDO. D: . Paises no Iberoamericanos
OUROListen to the ocean, de Africa para Corona de AmBev Brasil. Pa: H.A.M/nyc/Africa. D: Douglas Bernardt
PRATAOne Word, de Area 23 para The Learning Corp de The Learning Corp. Pa: Lightfarm/CANJA Audio Culture. D: Rafael Vallaperde. Estados Unidos (Hispano)

Além de Produção de Áudio e Som, o festival revelou os vencedores das categorias Produção Gráfica, Produção Audiovisual, PR, Gráfica, Direto, Experiência de Marca & Ativação, e revelou a Melhor Ideia Local.