Com veiculação programada para 28 países e articulação direta do time de marketing global do Laboratório Abbott em Chicago, nos Estados Unidos, a Cine fez a produção completa para o lançamento do suplemento alimentar Ensure, uma criação da J. Walter Thompson. A direção desse projeto foi confiada a Cristina Vida, especialista em filmes de alimentos. E esse é apenas o pontapé inicial para buscar negócios no mercado externo, tanto em production services como assumir a produção completa de uma campanha publicitária. A responsabilidade de buscar espaço fora do país é do diretor de produção Federico Calabia, há dois anos na Cine e com expertise na prospecção de negócios no exterior.

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E esse intuito está tranquilo e favorável. Afinal com o dólar em alta, usar a estrutura do Brasil ajuda a otimizar os custos. “Se está caro produzir no mercado interno, para os agentes internacionais é uma oportunidade usar a estrutura do país, que tem locações e profissionais de primeira qualidade”, disse Raul Doria, sócio da Cine, prevendo crescimento para 2016 entre 10% e 15%, mas em faturamento. “A receita líquida não acompanha esse ritmo. No ano passado, em que produzimos 112 filmes, tivemos um crescimento de 5% em relação a 2014. O nosso plano é avançar esse volume”, acrescenta.

Na semana passada, a Cine anunciou a chegada do diretor uruguaio Calia Ameglio. É o quarto do time da produtora, que conta ainda com Clovis Mello, Cristina e Ivan Abujamra. “É melhor ter um elenco enxuto. Já tivemos 11 diretores, mas é muita vaidade para administrar. Na verdade, a Cine é uma produtora diferenciada porque tem uma equipe própria de aproximadamente 70 profissionais que possuem intimidade a serviço da qualidade. Como todos se conhecem bem, reduzimos muitas etapas”, argumenta Doria.

Na verdade, Ameglio começou a trabalhar com a Cine em outubro do ano passado, quando dirigiu dois comerciais para o lançamento do Banco Original com a estrela do atletismo Usain Bolt. As gravações da campanha Original não é só ser diferente. Original é fazer do seu jeito tiveram locações no Jamaica National Stadium, em Kingston. Embora pareçam imagens compradas de bancos especializados, toda a captação foi feita durante três dias por Ameglio e a equipe da Cine.

“Foi emocionante lidar com Bolt. Tivemos de usar câmera lenta para conseguir o efeito desejado, mesmo assim ele é muito rápido”, comenta Ameglio, que tem três Leões no Cannes Lions, entre os quais um de prata com Dia da madre, da agência Ponce para o Canal 13 de Buenos Aires.

Ele é dono da produtora Salado que tem sede em Montevidéu. “O mercado local não tem relevância; desde o início, há 20 anos, trabalhamos para vários países, principalmente a Argentina. Tive a chance de dirigir filmes para Ramiro Agulla e Carlo Bacetti e, também, Fernando Veja Olmos, grandes nomes da publicidade portenha”.