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Lançada há três anos pelos fotógrafos de still Ioran Finguerman e Diego Rinaldi Mendes, a Hangar Filmes ganhou reputação no mercado de produção com o uso de drones na captação de imagens. Nesse período, ajudou a Conspiração na série Madrugada desperada para a marca de cerveja Desperados. Com a Delicatessen, fez um projeto para a Brahma. Com a BossaNovaFilms, realizou sete comerciais para o Citibank, Claro e Caixa Econômica Federal. Agora, o plano é expandir o core do negócio para além das coproduções.

A primeira grande oportunidade surgiu durante a Olimpíada, quando foi convidada pela Epic Magazine, do jornalista Joshua Davis, que articulou a produção de Argo, com Ben Affleck, para produzir sete documentários para a plataforma Beyond the map, do Google Internacional. O propósito é inserir comunidades e favelas que não estão no mapa com histórias de superação dos habitantes destes espaços, A apresentação foi do ator Jonathan Haagensen, o Cabeleira de Cidade de Deus.

“Não é de drogas e violência que esses locais sobrevivem. A realidade virtual permitiu uma imersão total com takes de mototaxistas e tomadas aéreas com drones”, explicou Finguerman. Os drones carregam câmeras Red e Alexa com 5,5 kg. A captação de realidade virtual é feita com um ‘rig’ de GoPro”, explica Finguerman.

O Google está consolidando o mapeamente dessas áreas do Rio de Janeiro e usou os filmes para dar voz ao seu projeto de expansão. A Hangar, cujos sócios são entusiastas da linguagem do documentário, está formalizando uma área de conteúdo. “A publicidade é a principal fonte de receitas, mas há uma nova dinâmica no mercado. Estamos investindo em séries e em outros formatos. Vários roteiristas já estão trabalhando conosco. Também estabelecemos um acordo com o Andre Weller, que dirige o programa Boas Vindas, no canal fechado GNT”.

Os sócios da Hangar estão envolvidos com a produção de um documentário sobre mobilidade urbana. “Estamos lançando uma divisão para realidade virtual que permite uma nova maneira de exibir imagens. Temos a vantagem do olhar fotográfico e emprestamos isso para todas as ações que nos envolvemos. O case do New Yotk Times com o Google abriu as portas para essa linguagem”, finaliza.