Especialista em criatividade, roteirista, consultor e professor da UCLA (University of California, Los Angeles), John Vorhaus veio ao Brasil na última semana para promover o workshop “Ferramentas criativas”. O profissional visitou a Y&R e a O2 Filmes e realizou palestra sobre criação e storytelling. Em sua apresentação, o autor promove a “criatividade estratégica”, um conceito diferente que desvincula o ato de criar da “mágica”, atributo sempre agregado ao processo. “Vim aqui para ajudar as pessoas a resolverem seus problemas com a criação e fazê-las pararem de pensar na criatividade como um ato mágico e baseado apenas em insights espetaculares”, afirmou Vorhaus, que pensa que o método pode auxiliar na imaginação, como se os dois lados do cérebro — racional e emocional — trabalhassem em união para cumprirem o mesmo objetivo, aproveitando as sinergias entre ambos. “O lado estratégico acaba dando suporte para que essa ‘mágica’ consiga surgir e fluir”, ressalta.
Para Vorhaus, que dividiu seu workshop nas categorias “princípios da criatividade”, “colaboração criativa”, “criatividade para todos” e “‘mãos na massa’ criativa”, depender de insights que nem sempre vêm à tona gera uma frustração geral e, consequentemente, a ausência de resolução do problema. A alternativa é pensar estrategicamente e detalhar o problema. “Criatividade é a resolução dos problemas. Você precisa analisar o problema e se fazer o máximo de perguntas para poder respondê-las com precisão”, diz o especialista, indiretamente se referindo a um briefing correto. “Você precisa se fazer três questões importantíssimas. O que você está vendendo, para quem e qual será a estratégia de abordagem. Com estas e outras questões, você começa a pensar estrategicamente e eleva sua atividade mental para o nível de procurar respostas a estas perguntas. Você repensa o problema criativo, para que ele se torne mais fácil de resolver e, com isso, você resolva-o melhor. Precisa haver este relacionamento entre o que e como você está agindo e pensando, então você ganha confiança para ser mais efetivo”, explica Vorhaus, que ainda ressalta que a cocriação e o brainstorm podem servir como escape para problemas mais complexos, desde que a equipe consiga conter seus egos individuais em prol da resolução.
Com 27 anos de experiência no mercado, o roteirista de “Married with children” e autor de diversos livros sobre o tema ficou impressionado com o retorno que recebeu de suas apresentações no país, realizadas nos dias 9 e 10 de agosto. “Estou encantado com a resposta positiva dos brasileiros. Me sinto como se estivesse falando uma coisa que todos já sabem, mas ainda não esclareceram em suas cabeças. Então eu consigo falar mais e melhor para as pessoas captarem melhor a mensagem”.