O propmark ouviu 14 lideranças femininas que se destacam por seu trabalho em um mercado tão desafiador, principalmente para elas

O último censo realizado pelo Observatório de Diversidade na Propaganda revelou que nas agências brasileiras, de 257 funcionários, em média, 57% são mulheres. O chocante nesse dado é que, apesar de serem maioria nesses espaços, apenas 24% ocupam a posição de CEOs, enquanto homens dominam o cargo, sendo 76%. É no mínimo curioso pensar nessa realidade, afinal, já que não é por falta de profissionais mulheres, o que precisamos para vermos mais líderes no mercado?
Em mais uma edição do especial de lideranças femininas, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o propmark destacou 14 executivas do mercado.

Os nomes, selecionados pela redação, são: Samantha Almeida (diretora de marketing da TV Globo), Paula Morales (diretora do núcleo de integração de marca e conteúdo da Record), Luana Ozemela (CSO e VP de impacto e sustentabilidade do iFood), Michele Gonzaga (head de marketing, projetos e eventos do Terra), Gabriela Borges (presidente da Publicis), Sandra Martinelli (CEO da ABA), Maria Pirajá (VP de negócios e novos negócios da Lew,Lara), Veronica Gordilho (co-COO da Africa), Carol Escorel (COO da WMcCann), Ana Luiza Santos (colider da agência MullenLowe), Carol Boccia (CEO da BETC Havas), Carolina Silva (diretora-geral de estratégia da David), Camila Costa (CEO da ID/TBWA) e Camila Massari (EVP de atendimento e negócios da AlmapBBDO).

As profissionais destacaram quais desafios e estratégias foram cruciais para que se consolidassem nessas cadeiras. Mas, essas vozes vão além e fazem um alerta: enquanto a equidade não for uma luta de todos e as empresas não adotarem mudanças efetivas, não veremos mais mulheres em cargos de liderança. Como explica Sandra Martinelli, CEO da Associação Brasileira de Anunciantes: (ABA), não basta ser uma empresa diversa e contratar mais mulheres sem mudar as regras do jogo. “A diversidade precisa vir junto da equidade e da inclusão.”

Leia a matéria completa na edição do propmark de 10 de março de 2025