Depois de ter conquistado o título de Agência do Ano do Cannes Lions 2013, com um total de 35 Leões – sendo dois deles Grand Prix, em Titanium e Promo & Activation –, a Ogilvy Brasil celebra agora o destaque para os profissionais de sua equipe, que também encabeçam a lista por desempenho da edição deste ano do festival. Segundo dados do Cannes Report, relatório fechado neste mês com o balanço geral do festival, são dela o diretor de criação, o redator e o diretor de arte mais premiados na última edição.

O redator que lidera a lista entre os de maior pontuação, considerados os prêmios conquistados em que consta na ficha técnica, foi Hugo Veiga. Além dele, outros dois brasileiros estão entre os 10 redatores mais premiados: João Caetano Brasil, em 5º; e Erick Mendonça, em 10º – ambos da Leo Burnett Tailor Made. Já entre os diretores de arte, a liderança do ranking é de Diego Machado. Em 6º aparece Alexandre Pagano, da Leo Burnett Tailor Made, e João Coutinho, também da Ogilvy, figura em 9º.

A lista de diretores de criação tem ainda maior destaque brasileiro. O pódio ficou inteiro com a Ogilvy: Paco Conde, em primeiro; Roberto Fernandez, em segundo; e Anselmo Ramos, vice-presidente de criação e principal líder do departamento na agência, em terceiro. Além deles, outros dois representantes do país estão no top 10: Luiz Sanches, em 6º; e Bruno Prosperi, em 7º – ambos da AlmapBBDO.

A Almap, aliás, foi a terceira agência mais premiada do festival, atrás apenas da Ogilvy e da McCann Melbourne, destaque pela criação de “Dumb ways to die” para o Metrô da cidade australiana que se tornou o case mais premiado da história do festival, com nada menos que cinco GPs entre os 17 possíveis. Além de Ogilvy e Almap, a americana Pereira & O’Dell, integrante do Grupo ABC, figura na 10ª posição, enquanto a Y&R Brasil aparece na 12ª.