A importância da confiança na relação com o cliente e o papel do atendimento como um gestor de processos e pessoas permeou as discussões que aconteceram durante a segunda edição do GA Summit, realizado nesta terça (4), na FAAP, em São Paulo. “A  grande moeda de troca do atendimento é a confiança”, disse Marcio Santoro, sócio e copresidente da Africa, durante debate entre profissionais de atendimento.

O último painel do dia reuniu, além de Santoro, Fernando Musa, da Ogilvy, Kito Mansano, da Rock e Ampro, Roberto Grosman, da F.biz, e o presidente do Grupo de Atendimento, Marcelo Oliveira, da Lew’LaraTBWA. O debate também abordou a complexidade do trabalho das agências de comunicação neste momento do mercado. Santoro comparou o cenário atual com o do surgimento da TV, há cerca de 50 anos. “Nosso papel é fazer o negócio andar. Se nos anos 80 e 90, o negócio era boxe, hoje é MMA”, brincou Santoro.

A discussão que reuniu os profissionais dos clientes manteve o mesmo tom, destacando a importância da confiança. Eduardo Tracanella, do Itaú, João Campos, da Unilever, Fábio Baracho, da Ambev, e Andrea Napolitado, ex-BRF, participaram do painel.

Os profissionais foram unânimes ao destacar a importância de um atendimento com sinergia com a marca. “O atendimento tem de ser um líder, um verdadeiro ceo da marca”, disse Tracanella. “O atendimento tem de ter um perfil de liderança forte e ser um mobilizador”, concordou Andrea.

O evento começou com a apresentação do economista Ricardo Sennes, que apresentou o que ele mesmo chamou de uma visão moderadamente otimista sobre o futuro da economia do país. “Temos desafios enormes, mas temos condições para reagir de maneira estruturada. A percepção da sociedade  sobre a gestão da economia cai mais do que os números reais”, explicou Sennes. Para o economista, o Brasil terá em 2015, “um crescimento lento, mas resistente”.

A segunda apresentação, com o tema empreendedorismo, foi ministrada pelo empresário Pedro Janot. O executivo, que trouxe a Zara para o Brasil e ajudou a fundar a Azul Linhas Aéreas, falou sobre a importância do trabalho dos atendimentos. “Vocês são os grandes empreendedores do mundo da propaganda”, disse.

Janot lembrou que os colaboradores de uma empresa são o ativo mais importante. “Se você cuida bem do cliente interno, você garante um bom serviço ao cliente externo”, contou. O executivo também falou sobre a importância da verdade nas relações com os clientes e destacou as características necessárias para ser um bom empreendedor. “Foco, disciplina e muita coragem é o que o empreendedor precisa. E falar a verdade. Você só tem uma chance com o cliente”, afirmou.

O evento ainda teve apresentação de dois cases do ponto de vista do atendimento: CNA Speeking Exchange, da FCB para CNA; e Despedida da Kombi, da AlmapBBDO para Volkswagen.