Educar primeiro e depois proibir. Esse foi o conselho de Flavio Conti, diretor-geral da DPZ, a respeito das restrições que vem sendo aplicadas à publicidade no Brasil. “Estamos vivendo uma época de restrições. A censura prévia é muito periosa porque é subjetiva”, disse.

Conti participou do painel “Grandes Ideias Pequenos Cuidados”, que aconteceu na tarde desta terça-feira (30), durante o ENA (Encontro Nacional de Anunciantes), no Hotel Renaissance, em São Paulo (SP). O evento termina nesta quarta-feira (30).

O publicitário falou dos detalhes que uma agência deve observar para fazer uma boa campanha, entre eles o respeito às leis que restringem a publicidade. De acordo com Conti, a agência tem de estar envolvida no negócio do cliente. “Há uma tendência de os clientes quererem mudar de agência, mas será que a crise está mesmo na agência? É como mudar de casamento, depois de dois anos está tudo igual de novo”, brincou Conti.

Participaram do mesmo painel Luca Cavalcanti, diretor de marketing do Bradesco, e Manoela Amaro, diretora de marketing da TAM.

Cavalcanti mostrou as ações que contribuíram para a contrução da marca Bradesco. Uma das apostas da instituição financeira é o endomarketing. Os cerca de 90 mil funcionários são envolvidos nas campanhas o tempo todo. “Hoje as campanhas são exibidas primeiro aos funcionários. É tirar o foco do banco e colocar o foco na proximidade”, falou.

Manoela falou do espírito de servir que está na cultura da TAM e sobre a possibilidade de implantar a conectividade dentro das aeronaves, a exemplo do que já vem acontecendo em outros países. “O que é uma grande ideia se não a capacidade de implementá-la?”, resumiu.

O painel foi mediado por Marcos Felipe Magalhães, presidente do instituto SOI, que apresentou o estudo que será feito pela entidade em parceria com a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) para medir a maturidade em excelência competitiva. “A empresa só consegue resultados se for eficiente nos cinco eixos: pessoas, processos, parcerias, mercado e tecnologia”, disse.

por Cristiane Marsola