Sob o conceito “planejar é preciso!”, mesmo em tempos de bonança (ou de crise financeira global), teve início na noite desta terça-feira (17) o Top de Planejamento Estratégico 2009, reunindo no auditório Philip Kotler, na ESPM, em São Paulo, José Estevão Cocco, Carolina Mello (Africa) e João Fernando Vassão (GP7 e CVC). Os publicitários abriram o ciclo de debates e palestras, que ocorre até a quinta-feira (19). José Estevão Cocco, da J.Cocco Sports Marketing, foi o primeiro palestrante da noite. Ele falou sobre “A adequação das modalidades esportivas às marcas”.
Para Cocco, profissional que tem no seu portfólio de trabalhos a campanha “Não esqueça da minha Caloi”, faltam no Brasil informações sobre o mercado de esportes para o planejamento dos mídias nas agências e para os próprios patrocinadores. “Por isso, criamos o Rank Sport Marketing, ferramenta disponível para avaliação e adequação do patrocínio esportivo”, diz ele.
Cocco explica que para compor o ranking foram analisadas 55 modalidades esportivas, que foram submetidas a 20 critérios do marketing. “O patrocínio de uma marca a um atleta tem de ser muito cuidadoso, planejado com decisões mais técnicas e menos riscos. Os danos da imagem de um atleta a uma marca têm repercussão mundial, vejam o caso do Michael Phelps (nadador que foi flagrado fumando maconha e perdeu o patrocínio da Kellogg’s)”, enfatiza.
João Fernando Vassão, presidente da GP7 Comunicação e também diretor executivo de marketing e comunicação corporativo da CVC – em uma rara situação em que um publicitário trabalha nos “dois lados” do mercado, agência e anunciante, ao mesmo tempo -, falou sobre o tema “Cases de marcas X cases de negócios”.
O publicitário ressaltou que os profissionais de marketing e publicidade não devem ficar limitados ao trabalho da comunicação, mas se envolverem mais com a estratégia do negócio do anunciante, nas decisões da empresa, baseado em sua própria experiência atual. “Senão, quanto mais tático o profissional [de marketing] for para a empresa, pior para a agência. Tem de haver conhecimento, envolvimento. Temos de conhecer o negócio do cliente como se fôssemos o próprio cliente”, recomendou Vassão.
Carolina Mello, diretora de planejamento da Africa para os clientes Vale e Wal-Mart, destacou que não existe uma fórmula certa para planejar, pois a estratégia depende de cada job, marca e necessidade e também não se trata de uma commodity. Mas que um bom planejador é aquele que é chamado para dar uma opinião – como ela foi, quando esteve envolvida com o lançamento da nova marca da Vale no Brasil e no mundo. “O planejamento dá o norte para a agência, é uma área que tem de se inovar, atualizar o tempo todo”, afirma Carol.
Nesta quarta-feira (18), será a vez de Julio Ribeiro, da Talent, Martha Terenzzo, Power4, e Selma Santa Cruz, TV1, fazerem as suas apresentações, a partir das 19h. Na quinta-feira (19), Brian Crotth, da Aquarium Marketing & Communication, e Luiz Buono, da Fábrica Comunicação Dirigida, fazem o encerramento do evento, que é realizado pelo propmark, com organização e promoção da PS Carneiro Eventos.
por Kelly Dores