“A mídia programática não é um buraco negro em que você joga tudo lá dentro e acontece uma mágica. O segredo é unir todas as mídias e ferramentas da melhor forma possível e com sinergia.” É desta forma que Ricardo Reis, CEO e sócio da ADTZ, define sua visão da publicidade moderna. A ADTZ se posiciona como a primeira Social DSP (Demand-Side Plataform), ou seja, foi a primeira a trabalhar com mídia programática exclusivamente para redes sociais.
Para Reis, que foi CEO do Grupo Havas no Brasil por 13 anos, o caminho é a agência de propaganda ser uma integradora e terceirizar várias partes específicas do processo de comunicação. “Acho que, mais e mais, as agências deveriam se especializar em entender as necessidades dos clientes e atuar com diversos fornecedores menores que sejam especialistas no que fazem. Existe hoje uma segmentação muito grande. O digital já não é mais só uma coisa, tem display, search, programática, uma série de coisas, e é muito difícil uma agência dominar todas as áreas do ponto de vista do conhecimento, da tecnologia e da expertise”, exemplifica o executivo.
Ele afirma que o desempenho da ADTZ este ano no Brasil “não está ruim, mas poderia estar melhor”. E parte dessa performance se deve exatamente pelo fato de muitas agências terem terceirizado o trabalho da empresa de tecnologia. “As agências estão terceirizando nosso trabalho exatamente como uma forma de reduzir o custo interno delas e assegurar uma boa prestação de serviço para os clientes. Nos últimos meses ganhamos vários contratos novos em função disso.”
Reis acredita que hoje em dia é humanamente impossível uma agência fazer tudo. “As agências hoje em dia estão sofrendo bastante pressão dos clientes para reduzir fee. Essa é uma forma inteligente das agências atuarem de uma forma mais leve, prestarem um serviço mais estratégico e, de alguma forma, contarem com vários parceiros para execução mais tática do dia a dia.”
O executivo conta que o primeiro trimestre para a ADTZ no Brasil foi bom, o segundo foi razoável e a estimativa é que o segundo semestre do ano seja melhor. Ele explica que alguns anunciantes investiram menos ou congelaram os investimentos, mas que o lado positivo é que o mercado brasileiro vem abraçando de forma expressiva o setor.
Segundo Reis, a ADTZ tem dobrado de tamanho a cada 18 meses e a expectativa é manter esse ritmo nos próximos anos. Trabalhando com uma plataforma proprietária, a empresa nasceu na Espanha e conta com escritórios no México, Colômbia, Argentina, Chile, Itália e Estados Unidos, além do Brasil. A empresa tem plano de expandir a operação para África e Ásia.